casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Como documentar uma reação de teste de TB

Um teste cutâneo negativo para TB é necessário para admissão em uma variedade de instituições, como escolas, casas de repouso e instalações de vida assistida, bem como para fins de emprego, como para professores, creches ou profissionais de saúde. O Mycobacterium tuberculosis é extremamente infeccioso e pode disseminar-se rapidamente. É importante que enfermeiros e médicos entendam como administrar e ler corretamente os resultados de um teste cutâneo para documentar corretamente os achados.

A solução de teste PPD (derivado de proteína purificado) contém antígenos do Mycobacterium tuberculosis não bactérias vivas. Ele é projetado para produzir uma reação localizada da pele em pessoas que podem ter tuberculose. Uma pequena amostra (0,1 ml) é injetada diretamente sob a primeira camada de pele no antebraço. Inserir a agulha muito profundamente pode afetar a precisão. Uma pequena bolha que se assemelha a uma bolha deve resultar.

Pré-seleção de clientes também é fundamental para a precisão. Fatores como exposição recente à tuberculose, HIV, uso de drogas e quaisquer distúrbios imunossupressores subjacentes, como câncer, podem afetar os resultados. Diabetes, doença renal e inoculação prévia com a vacina BCG também podem alterar os resultados. A exposição recente ao vírus vivo em outras vacinas também pode alterar os resultados.

O teste cutâneo de TB é deixado descoberto por 48 a 72 horas. O cliente não deve perturbar o site durante esse período. O local pode coçar e tornar-se avermelhado, mas não deve ser esfregado ou arranhado.

A data, a hora e o local do teste cutâneo de TB estão documentados no formulário de relatório. O número do lote, o fabricante e a data de validade da solução PPD também devem ser incluídos. O local da injeção deve ser examinado por um profissional de saúde dentro de 48 a 72 horas. Os resultados são registrados na forma de triagem em milímetros de induração (vermelhidão e /ou inchaço) variando de 0 mm para cima.

Qualquer vermelhidão é medida através do diâmetro. Para ser considerado uma reação positiva, o site também deve ser levantado ou inchado. O enfermeiro ou médico deve sentir o local, pois pode ser difícil visualizar a área elevada. O tamanho da área elevada é documentado como mm de induração. Qualquer informação adicional, como exposição recente e sintomas como tosse, espirros, suores noturnos, deve ser documentada.

Se o site não for gerado, o resultado será considerado negativo. O tamanho de qualquer área vermelha deve ser medido e registrado, mas observou-se que nenhuma área levantada é sentida, o que determina o status negativo. Se o local for claro, os resultados serão registrados como 0 mm.

De acordo com os Centros e Controle e Prevenção de Doenças, a induração de menos de 10 mm é considerada negativa. No entanto, o estado geral de saúde do cliente pode alterar isso. Qualquer pessoa com um estado HIV positivo ou estado imunológico alterado pode ser considerada positiva, após avaliação adicional, mesmo que a induração seja tão baixa quanto 4 mm. Esta informação deve ser documentada para apoiar a exceção.

Dica

Um segundo teste cutâneo pode ser administrado em uma a duas semanas para verificar o status negativo. Qualquer pessoa com resultados positivos deve ser avaliada imediatamente para possível tuberculose e tratamento ativo ou latente.