O câncer de testículo (especificamente, os tumores de células germinativas) é um câncer agressivo, dobrando de tamanho a cada 10 a 30 dias. Se não for tratado, o câncer testicular pode se espalhar pelas vias linfáticas. As glândulas linfáticas ao redor da aorta e a veia cava ao nível dos rins são as primeiras a serem envolvidas. O câncer de testículo pode se espalhar para outros gânglios linfáticos. Em casos avançados, pode se espalhar para os pulmões, fígado, cérebro, ossos, rins, glândula adrenal e baço. Sem tratamento, um paciente com câncer testicular morrerá em média de 2 a 3 anos após o diagnóstico.
Estadiamento
O câncer testicular é realizado em vários sistemas em diferentes países. Usando a classificação TNM de tumores malignos, o câncer testicular é encenado da seguinte forma: Estágio I - tumor confinado a testículos; Estágio II - o tumor se espalhou para os gânglios linfáticos paraórticos; Estádio III - acometimento linfonodal no tórax ou pescoço; Estágio IV - câncer se espalhou para fora dos gânglios linfáticos, como para os pulmões ou fígado.
Devido aos avanços modernos na medicina, o câncer testicular tem uma das maiores taxas de cura de todos os cânceres. Em 1970, um homem com câncer testicular tinha apenas 10% de chance de sobrevivência. Hoje, os tratamentos modernos são tão bem sucedidos que, com a detecção precoce, a taxa de cura é de quase 100%. Mesmo se o câncer tiver metastatizado amplamente, a taxa de cura ainda é de 80%. Os tratamentos incluem orquiectomia (remoção de testículos), remoção de glândulas linfáticas ao redor da aorta e da veia cava, radioterapia e quimioterapia. A maioria das opções de tratamento afetará a fertilidade. De acordo com a American Cancer Society, cerca de 8.400 casos de câncer de testículo serão diagnosticados nos Estados Unidos a cada ano, e 380 morrerão da doença. doença. A incidência ao longo da vida do câncer testicular é de 1 em 300. Alguns especialistas recomendam o auto-exame testicular mensal regular. Qualquer irregularidade dos seus testículos deve ser comunicada ao seu médico imediatamente. O câncer de testículo geralmente se apresenta como um nódulo duro e indolor no escroto; aumento inexplicável de um testículo; ou uma dor inexplicável, dor ou inchaço dentro do escroto. Pacientes de alto risco devem ser mais vigilantes. Alto risco é definido como ter testículos que não desceram, história prévia de tumor de testículos, irmão ou pai com tumor de testículos e homens inférteis. O tratamento precoce é essencial.