casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Quais são as causas da contagem elevada de plaquetas?

As plaquetas também são chamadas de trombócitos. São pequenos fragmentos de grandes células da medula óssea (megacariócitos) que se agregam para ajudar na coagulação do sangue. Os trombócitos são menores que os glóbulos vermelhos e brancos. Uma contagem normal de plaquetas é de cerca de 150.000 a 400.000 por mililitro de sangue. A trombocitose descreve uma contagem de plaquetas elevada acima de 400.000 por ml. Existem várias condições que podem causar uma contagem de plaquetas elevada, como anemia.

De acordo com a Mayo Clinic, a trombocitose (muitas plaquetas no sangue) é um distúrbio também conhecido como trombocitose reativa que pode afetam crianças e adultos. Uma contagem elevada de plaquetas é uma indicação de que existe uma condição subjacente que está causando o distúrbio. O teste para medir quantas plaquetas estão no seu sangue é chamado de contagem de plaquetas.

Função

As plaquetas ou trombócitos são feitos na medula óssea; esses minúsculos fragmentos são então liberados no sangue. As plaquetas são ativadas como os primeiros socorristas para proteger as células danificadas quando há lesões corporais nos vasos sanguíneos ou tecidos. Sua composição pegajosa inicia o processo de coagulação para evitar a hemorragia. Muitas plaquetas no sangue podem causar coágulos sanguíneos que podem causar derrames ou ataques cardíacos. Plaquetas defeituosas podem causar hemorragia, ou hemorragia incontrolável.

Causas

De acordo com Netdoctor.com, os dois processos básicos envolvidos em uma contagem alta de plaquetas são: A célula dentro da medula óssea produz mais plaquetas, ou menos A matéria plaquetária é removida do sangue pelo baço. Este último só ocorre depois que uma esplenectomia (uma operação para remover o baço) é feita. Aumento da produção de plaquetas é geralmente a causa de uma contagem de plaquetas elevada.

Outras Causas

As outras causas de uma contagem elevada de plaquetas podem incluir anemia (muito poucas células vermelhas do sangue), certos tipos de câncer e policitemia vera (excesso de hemácias.) Uma contagem elevada de plaquetas também poderia ser contida pela leucemia mieloide crônica precoce, um distúrbio maligno que envolve o acúmulo anormal de células brancas na medula óssea e na corrente sanguínea, ou por uma esplenectomia recente.

Causas Adicionais

Estas incluem trombocitose primária; esta é uma contagem alta de plaquetas devido a uma desordem sanguínea que afeta a composição do próprio sangue. Além disso, trombocitose reativa pode ocorrer, o que é uma contagem de plaquetas elevada que pode ser devido a uma infecção, uma operação ou uma perda aguda de sangue. Trombocitose reativa também pode ser causada por inflamação devido a causas como artrite reumatóide, ou a uma condição inflamatória intestinal.

Cosiderations

Alguns sinais e sintomas de uma contagem elevada de plaquetas são: Sangramento da boca do nariz ou reto ou contusões inexplicáveis ​​e ciclo menstrual intenso ou prolongado. O tratamento da trombocitose depende da origem da condição. Uma vez que a causa do problema é identificada, tratada e resolvida, a contagem de plaquetas retorna ao normal.