Existem vários motivos pelos quais os dedos podem ficar azuis. O diagnóstico mais simples pode ser hematoma. Ou pode ser cianose, que se manifesta como coloração azul da pele devido à falta de oxigênio na corrente sanguínea. A cianose pode ser causada por qualquer coisa, desde congelamento até doenças mais complexas. Se partes do corpo não receberem oxigênio suficiente, o tecido se tornará necrótico, o que significa que as células vão morrer.
Contusão
Contusão é uma das condições mais comuns em que os dedos podem ficar azuis. Quando há danos nos capilares, o sangue corre para dentro do tecido para tentar curá-lo, escurecendo-o.
Cardiopatias Congênitas
Se um bebê nasce com um defeito cardíaco congênito, Geralmente não há oxigênio suficiente e fluxo sanguíneo por todo o corpo. Um dos primeiros sintomas de falta de oxigênio é o azul nos dedos.
Síndrome do bebê sacudido
Se um bebê é trazido para a sala de emergência inconsciente e o corpo é de cor azul, incluindo os dedos, os médicos primeiro considere a síndrome do bebê sacudido. Esta síndrome pode facilmente causar danos cerebrais.
Choque
O choque circulatório é uma condição perigosa, onde o fluxo sanguíneo insuficiente atinge os tecidos do corpo. Pode causar falência múltipla de órgãos e é uma das causas mais comuns de morte. Se você estiver em choque, as pontas dos dedos aparecerão azuladas, a pele ficará úmida, você poderá ficar confuso ou inconsciente.
Síndrome de Raynaud
A síndrome de Raynaud é uma condição que se pensa ser causada pelo sistema nervoso simpático. que faz com que os dedos fiquem brancos ou azuis devido à falta de fluxo sangüíneo. Geralmente vem de repente, e as mãos e dedos precisam ser colocados em água morna e esfregados para fazer o sangue fluir de volta para os dedos. Fumo e cafeína podem agravar a síndrome para os pacientes.
Coágulo de sangue
Se um coágulo de sangue retarda o fluxo de sangue para os dedos, eles ficam azuis devido à falta de oxigênio para os tecidos. Se um coágulo bloqueia o fluxo sanguíneo para uma artéria do coração ou do cérebro, pode causar um ataque cardíaco ou um derrame. , , ] ]