O herpes labial é uma pequena bolha que pode aparecer ao redor da borda do lábio. Estes também são conhecidos como bolhas de febre. Eles podem ser dolorosos e irritantes às vezes. O herpes labial é causado pelo vírus Herpes simplex tipo 1 (HSV-1). O tipo 1 do vírus está na mesma família que causa o herpes genital. No entanto, o herpes genital é causado pelo vírus Herpes simplex tipo 2 (HSV-2). O herpes labial é muito contagioso e pode ser transmitido de uma pessoa para outra.
Estágios
O herpes labial normalmente dura cerca de 6 a 12 dias. Existem cinco etapas que uma afta passa. Eles são o estágio de formigamento, o estágio de bolha, o estágio de choro, o estágio de sarna e o estágio de cura.
O estágio de formigamento também é conhecido como o estágio de pródromo. Este estágio pode durar de 1 a 2 dias. Durante esta fase, um indivíduo pode sentir uma sensação de formigamento, onde a afta está começando a se formar. Este ponto pode ficar vermelho e pode inchar.
O estágio de formação de bolhas é quando uma bolha cheia de líquido irá aparecer. Pode ser uma bolha grande ou pode formar em clusters. Esta fase normalmente dura cerca de 2 dias.
A fase de choro também é conhecida como estágio da úlcera. Este estágio é o mais contagioso porque a bolha se romperá e o líquido dentro irá escorrer. Esta fase deve durar 1 dia.
Durante os próximos 2 a 3 dias, o herpes labial estará na fase de crostas. O herpes labial seca, crosta e depois crosta. O vírus pode ainda estar presente até que a sarna caia.
Depois que a sarna cair, a afta acabará por desaparecer. Este é o começo do estágio de cura.
Atualmente, não há cura para o HSV-1. Uma vez que um indivíduo o contrate, ele permanecerá em seu corpo. Não há como prevenir um surto de afta, mas há medicação que pode afetar o tempo que pode durar. Um médico pode prescrever um medicamento antiviral para tomar antes da bolha. Deve ser usado assim que o formigueiro for notado. Este medicamento limita a capacidade do vírus de se espalhar, dando ao sistema imunológico tempo suficiente para combatê-lo.
Se uma afta é muito dolorosa, um pouco de gelo aplicado na área pode ajudar. Existem também alguns medicamentos que podem ser usados sem receita. Analgésicos como acetaminofeno (Tylenol), aspirina e ibuprofeno podem ser usados para aliviar a dor. Se a afta for uma criança, consulte primeiro o seu médico antes de lhe dar qualquer medicação. Nunca tente espremer uma bolha do herpes labial e também não tente descolar a crosta antes de estar pronta.
Prevenção
Existem várias maneiras de prevenir o aparecimento de herpes labial. Uma maneira é lavar as mãos com frequência, especialmente depois de tocar ou aplicar creme em uma ferida. Evite beijar as pessoas enquanto estiver com uma afta para evitar que elas contenham o vírus. Não compartilhe lâminas de barbear ou barbeadores com os outros. Também é melhor não compartilhar toalhas com outras pessoas quando você tem uma afta. Além disso, tente se manter saudável o suficiente para evitar outros vírus, como o resfriado e a gripe. Quando procurar ajuda
Chame um médico imediatamente se o pus (um líquido amarelo cheio de bactérias) se desenvolver ou se você atingir um temperatura de mais de 100,5 graus Fahrenheit. Também chame um médico se você tiver uma doença que causa um sistema imunológico fraco, como o HIV ou o câncer. Certifique-se de informar seu médico se qualquer nova ferida aparecer. Vá para a sala de emergência se você tiver febre alta, não conseguir engolir ou ficar confuso. Você pode ser obrigado a passar por um tratamento especial e /ou exames especiais.