A difusão é o processo pelo qual um fenômeno particular - como uma doença contagiosa, uma inovação tecnológica ou mesmo uma idéia - é transmitido de pessoa para pessoa ao longo de um período de tempo e espaço. Um método de difusão é conhecido como difusão de expansão, que é dividida em três tipos distintos.
Difusão de Expansão
Estritamente definida, a difusão de expansão é o processo de espalhar algo de um lugar para outro em uma processo de expansão "snowballing". A difusão de expansão é usada para explicar uma variedade de fenômenos em numerosas disciplinas, desde a disseminação da doença na medicina até o processo de assentamento humano no estudo da geografia. A difusão de expansão é diferenciada da difusão regular quando algo se espalha a partir de um ponto central. Tecnologias como a televisão e a Internet, por exemplo, têm sido fundamentais na disseminação de ideias de um lugar para outro, enquanto o advento das viagens aéreas teve um efeito similar sobre as doenças contagiosas.
Difusão contagiosa
Como o nome sugere, a difusão contagiante ocorre quando uma característica particular é transmitida rapidamente por toda a população. Nesta forma de difusão de expansão, a maioria dos indivíduos adjacentes será afetada. Um exemplo de difusão contagiante é a disseminação inicial do cristianismo, que se espalhou do Oriente Médio para a Europa. Outro exemplo pode ser visto na disseminação da peste bubônica que assolou Londres durante o século 16, ou a generalizada pandemia de influenza de 1918.
Difusão Hierárquica
A difusão hierárquica ocorre quando uma ideia é difundida de uma pessoa. ou organização que detém autoridade sobre os outros. Este tipo de difusão é tipicamente visto nos casos em que uma ideia é comunicada por um líder político ou pessoa de influência e se espalha. Isso geralmente começa em um ambiente urbano antes de chegar às áreas menos povoadas. Um exemplo de difusão hierárquica pode ser visto na popularidade da música de rap e hip-hop, que começou em bairros negros de baixa renda em áreas urbanas densamente povoadas antes de se espalhar e ganhar ampla aceitação entre membros de outros grupos socioeconômicos e geográficos. A difusão hierárquica também explica a imitação generalizada do penteado usado pela atriz Jennifer Aniston na sitcom de sucesso "Friends".
Stimulus Diffusion Review
A difusão do estímulo é quando uma ideia, princípio ou inovação subjacente a um fenômeno se espalha para um pequena parcela de uma população, embora o fenômeno em si não possa ser difundido. Isso normalmente ocorre quando, devido a diferenças culturais, certos aspectos de um fenômeno se tornam difusos em oposição ao fenômeno como um todo. Um exemplo disso pode ser visto no McDonald's, restaurante de fast-food com sede nos EUA, expandindo suas operações para a Índia, um país no qual o principal produto da cadeia - hambúrgueres de carne bovina - é culturalmente repelente aos milhões de hindus do país. Como resultado, o McDonald's não serve carne em seus restaurantes indianos, oferecendo hambúrgueres vegetarianos. Desta forma, o fenômeno do McDonald's se espalhou para a Índia, embora o princípio fundamental subjacente ao sucesso da empresa não tenha.