A estenose espinal ocorre quando o canal medular se torna estreito. Esse estreitamento pode levar a que as raízes nervosas ou a medula espinhal fiquem comprimidas. Estenose espinhal pode ocorrer na parte inferior das costas ou no pescoço. Quando os nervos se comprimem, podem ocorrer sintomas graves que podem levar a complicações, como a perda de sensibilidade nas pernas ou nos pés. A estenose espinhal é mais comum em pessoas com mais de 50 anos e pode estar associada à destruição óssea relacionada à osteoartrite.
Rigidez e dormência
Os sintomas mais comuns de estenose espinhal são rigidez nas articulações e dormência do pescoço, ombros e extremidades (como braços e pernas). Você pode ter dificuldade para caminhar ou manter o equilíbrio. Você pode até mesmo tropeçar em seus próprios pés ou achar que precisa segurar algo para manter sua postura.
Incontinência
Enquanto os nervos ou a medula espinhal se comprimem com o tempo, os sintomas podem levar a uma perda de controle intestinal ou da bexiga. Esta condição pode se tornar grave, pois você pode experimentar uma perda da bexiga com pequenos vazamentos ou sujar-se completamente. Você pode sentir o desejo de usar o banheiro, mas devido aos nervos comprimidos, você pode ser incapaz de controlar esses impulsos até chegar às instalações.
Síndrome da Cauda Equina
Em casos graves de estenose espinhal, síndrome da cauda eqüina pode ocorrer. A síndrome da cauda eqüina é a condição que ocorre quando o canal espinhal fica tão comprimido que a dor ocorre em uma ou ambas as pernas. Você também pode sentir dor dentro de suas nádegas, dormência na região genital, fraqueza muscular e dor aguda, penetrante e constante.
Outros efeitos
Você pode, às vezes, sentir um formigamento ou fraqueza em suas nádegas. Estenose espinhal do pescoço, se se tornar grave, pode levar a fraqueza do corpo em massa ou paralisia se não for tratada. Ciática (formigamento na perna ou dor, fraqueza ou dor nas costas) também pode ocorrer. A claudicação, que se refere a cãibras nas pernas que não pode ser aliviada, é outro efeito possível.
É importante manter-se ativo para evitar que o corpo fique rígido ou perca o controle muscular. Flexionar as articulações ou caminhar - mesmo enquanto se debruça sobre um andador - pode ajudar a manter os músculos soltos. Andar de bicicleta estacionária pode ajudar a reduzir o risco de sintomas de estenose da coluna vertebral. Fale com um médico para determinar se o uso de medicamentos anti-inflamatórios como o ibuprofeno pode ajudar a aliviar os sintomas.
Cirurgia
Em casos graves, como claudicação, a cirurgia pode ser necessária. Cirurgia de descompressão pode ajudar a aliviar os sintomas de estenose espinhal substancialmente. É importante falar com um médico para discutir as opções de tratamento da dor, reabilitação ou cirurgia para ajudar a controlar os sintomas associados à estenose espinhal.