casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Como a pressão atmosférica afeta a pressão arterial?

A pressão arterial mede a quantidade de força no fluxo de sangue através do corpo. A quantidade de pressão presente é o resultado da força exercida pelo coração à medida que bombeia o sangue, e a quantidade que as artérias resistem à circulação do sangue devido ao estreitamento ou a outros fatores. Muitas coisas podem afetar a pressão sangüínea, incluindo mudanças na pressão atmosférica devido ao mergulho em mar profundo, deixando a atmosfera completamente, e mudanças no clima.

O mergulho em águas profundas pode causar mudanças extremas nos níveis de pressão sangüínea. A quantidade de pressão atmosférica é aumentada drasticamente, devido à pressão exercida pela água sobre o nadador. Este aumento da pressão força o aumento da pressão sanguínea, o que pode ser extremamente perigoso para qualquer pessoa com pressão alta. Indivíduos com problemas de pressão arterial devem consultar seu médico antes de qualquer excursão de mergulho em águas profundas, para evitar sérios riscos à sua saúde.

O efeito da pressão atmosférica pode ser visto ao contrário, estudando os astronautas. Esses indivíduos passam longos períodos de tempo no espaço, sem gravidade, e a pressão exercida pela atmosfera. Quanto maior o tempo gasto fora da atmosfera da Terra, maior a probabilidade de que o astronauta sofra episódios de desmaio ao retornar à Terra. É teorizado que o aumento da atmosfera coloca uma maior demanda no coração e não pode acompanhar, o que torna a pressão arterial mais baixa, o que resulta em desmaios. Mais estudos e revisões ainda são necessários para entender completamente esse fenômeno.

Mudanças no clima, que causam mudanças na pressão atmosférica, podem ser refletidas nas flutuações da pressão arterial. De acordo com um estudo publicado no Journal of Biomedicine &Farmacoterapia em 2001, mudanças na pressão do ar resultam em mudanças na pressão arterial. Este estudo, intitulado: "Associação próxima entre a flutuação diária da pressão atmosférica e pressão arterial", estudou mais de 400 indivíduos, concluindo que havia uma correlação entre as flutuações da pressão atmosférica e leituras de pressão arterial em um dia-