casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Sintomas de alergia ao tanino

Taninos são um ácido comum em muitas bebidas que podem, em alguns casos, causar reação alérgica. Como com qualquer reação alérgica, esses sintomas podem variar de leves a fatais, mas todos devem ser levados muito a sério. Saber um pouco mais sobre alergias a taninos pode salvar a sua vida ou a de um ente querido. Como com qualquer condição médica, se você suspeitar de uma alergia ao tanino, consulte um profissional médico para saber como lidar com a alergia.

Reações leves

Taninos estão mais presentes no vinho tinto, café e chás. Como um produto de uma planta, o tanino pode causar reações repentinas em algumas pessoas, mesmo aquelas que consumiram essas bebidas durante anos sem efeitos nocivos.

Os sintomas leves incluem dor de cabeça leve, nervosismo ou ansiedade. Isso ocorre porque o corpo está reagindo como se o tanino fosse uma pequena infecção e o corpo está aumentando a adrenalina, histamina e outras defesas para combater o invasor.

Reações Moderadas

Reações moderadas podem ocorrer se alguém com uma reação leve consome tanino novamente, ou eles podem acontecer espontaneamente. Estes sintomas são mais graves e podem tornar-se problemáticos.

Alguns sintomas moderados incluem náuseas, dores de estômago, diarreia e dores de cabeça mais fortes. Algumas pessoas até experimentam sintomas semelhantes aos da febre do feno. Nestes casos, as histaminas estão começando a reagir exageradamente à presença de tanino e estão tentando eliminar essa "toxina" do corpo o mais rápido possível.

Reações que ameaçam a vida

Algumas pessoas podem experimentar a vida espontaneamente - Ameaçar reacções alérgicas ao tanino, embora a maioria das pessoas que tenham reacções com risco de vida tenham tido reacções ligeiras ou moderadas antes.

Numa reacção com risco de vida, uma pessoa pode sentir dificuldade em respirar, sensação de asfixia, inchaço da língua. ou outro bloqueio da passagem de ar. Isso é causado por uma reação exagerada das defesas histamínicas do corpo, resultando em um inchaço dos tecidos moles e membranas mucosas.

Reações Ancilares

Alguns estudos sugerem que uma forma leve de alergia a taninos pode, de fato, exacerbam outras doenças crônicas, incluindo asma. Da mesma forma, algumas pessoas experimentam enxaquecas ou "pendurar overs" depois de consumir até mesmo uma pequena quantidade de vinho tinto. Nesses casos, as alergias a taninos podem estar exacerbando uma reação alérgica aos sulfetos usados ​​para preservar o vinho.

Prevenção /Solução

A melhor prevenção é evitar o consumo de bebidas com taninos em conjunto. Soluções para alergias a taninos incluem a ingestão de um medicamento anti-histamínico em reações leves a moderadas ou pode exigir a injeção de epinefrina, um poderoso anti-inflamatório, no caso de reações que ameaçam a vida. Apenas um médico pode prescrever epinefrina e aqueles que experimentaram uma reação com risco de vida, ou que o médico sente que pode experimentar um, deve levar uma "caneta" de uso único com eles em todos os momentos e usar um bracelete MedicAlert.