Os anticorpos antinucleares (ANA) têm como alvo proteínas normais dentro das células, causando destruição celular e danificando tecidos saudáveis do corpo. O teste de sangue do ANA revela a presença de anticorpos antinucleares no sangue. Embora um ANA positivo nem sempre indique a presença de doença, várias doenças causam resultados positivos no teste de ANA e causam sintomas semelhantes.
Lúpus
O lúpus causa dor, inflamação e danos aos órgãos. Esta condição afeta a pele, rins, articulações e outras partes do corpo. Pessoas com lúpus experimentam períodos de sintomas graves (erupções), seguidas de remissão desses sintomas. A Associação Americana de Química Clínica relata que os padrões de anticorpos antinucleares homogêneos e de contorno indicam a presença de lúpus.
Esclerodermia
A esclerodermia causa o endurecimento e o aperto da pele e dos tecidos conjuntivos. Esta condição ocorre quando o corpo produz muito colágeno. A esclerodermia pode causar cicatrizes nos pulmões, nos rins e no tecido cardíaco, aumentando o risco de doenças graves, como pressão alta e ritmo cardíaco anormal. Esclerodermia também pode causar complicações dentárias e contribuir para a disfunção erétil, de acordo com a Clínica Mayo.
Síndrome de Sjogren
Síndrome de Sjögren afeta a saliva e as glândulas lacrimais, causando boca seca, ardor nos olhos, irritação nos olhos, inchaço das glândulas no pescoço e dificuldade em comer alimentos secos. Como outras doenças que causam resultados positivos no teste de ANA, a síndrome de Sjögren é uma doença auto-imune com uma causa desconhecida. O Colégio Americano de Reumatologia estima que 400.000 a 3.1 milhões de adultos têm essa condição.
Doença mista do tecido conectivo
A doença do tecido conjuntivo misto tem características de esclerose sistêmica, lúpus sistêmico e polimiosite. Esta condição causa dor nas articulações, fraqueza, anormalidades na pele e danos aos órgãos internos. A doença mista do tecido conjuntivo também causa a síndrome de Raynaud, que faz com que os dedos fiquem pálidos e dormentes quando expostos a temperaturas frias. O padrão de anticorpos antinucleares salpicados indica a possibilidade de doença mista do tecido conjuntivo está presente.
Artrite Reumatóide
A artrite reumatóide ocorre em três estágios. O primeiro estágio resulta em inchaço do revestimento das articulações. Estágio dois provoca espessamento do revestimento comum. O estágio três resulta na liberação de enzimas que digerem cartilagem e osso. Isso causa dor, perda de movimento e perda da forma da articulação. Os sintomas da artrite reumatóide incluem rigidez, fraqueza, fadiga, sintomas gripais, dor muscular e perda de apetite.
Dermatomiosite
Dermatomiosite causa inflamação muscular persistente e fraqueza muscular. Estes sintomas seguem uma erupção cutânea que parece irregular, com descoloração vermelho-azulada da pele. Esta erupção desenvolve-se nos músculos utilizados para controlar as articulações e as pálpebras. Não existe cura para dermatomiosite, mas fisioterapia, repouso, terapia de calor e exercícios tratam os sintomas da doença.
Doença de Raynaud
A doença de Raynaud faz com que as artérias se estreitem, reduzindo o fluxo sangüíneo para os dedos e dedos . Este distúrbio também pode afetar os mamilos, lábios, nariz e orelhas. O Raynaud primário ocorre sem uma causa conhecida. O Raynaud Secundário ocorre como resultado de outra condição. Durante um ataque de Raynaud, a redução do fluxo sanguíneo faz com que a pele fique branca e depois azul. Quando o fluxo sanguíneo retorna, os sofredores de Raynaud podem sentir dormência, formigamento, queimação ou latejamento.