casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que faz com que alguém ronque quando dorme de lado?

Embora algumas pessoas apenas ronquem quando deitadas de costas, outras experimentam o problema, independentemente de sua posição de dormir. Se a causa do seu ronco é o resultado da sua língua bloqueando sua garganta porque você está deitado de costas, ela pode ser remediada dormindo ao seu lado. Mas se você ainda roncar enquanto dorme de lado, outra coisa está causando o problema.

Algumas pessoas roncam por causa da maneira como suas características faciais são estruturadas, principalmente o nariz e a garganta. Se você naturalmente tem um desvio de septo, que é o espaço através do qual o ar flui em seu nariz, ou se você está experimentando inflamação dos tecidos nasais devido a um resfriado ou alergias, é mais provável que você ronque, apesar de dormir ao seu lado. Amígdalas ou adenóides aumentadas também podem contribuir para um problema de ronco. Embora os problemas nasais sejam mais difíceis de corrigir, a remoção de suas amígdalas e adenóides pode resolver um problema de ronco causado por essas características.

Envelhecimento Quando você cai em um sono profundo, seus músculos relaxam naturalmente, o que pode ele mesmo leva ao ronco se os músculos ficarem relaxados demais. No entanto, à medida que envelhecem, o tônus ​​muscular começa a deteriorar-se naturalmente. Quanto mais fracos estiverem os músculos da garganta, mais relaxados estarão quando entrarem nos estágios do sono profundo. Isso resulta em roncos mais pesados ​​à medida que você envelhece, mesmo que você não tenha passado por problemas de ronco.

Obesidade

Aqueles com excesso de peso, especialmente aqueles que têm mais tecido adiposo ao redor do pescoço, também são mais aptos roncar, apesar da posição de dormir. O peso extra encontrado em seu pescoço pode diminuir suas passagens respiratórias assim que os músculos relaxarem enquanto você dorme. Passagens estreitas farão com que você ronque enquanto o ar vibra nos tecidos à medida que passa. Dormir ao seu lado, no entanto, pode reduzir os efeitos do ronco devido ao excesso de peso.

Uso de substâncias

Como o ronco geralmente é causado por suas características anatômicas ou devido ao relaxamento dos músculos, faz sentido que o uso de certas substâncias pode aumentar o seu ronco, mesmo quando dorme ao seu lado. Por exemplo, o álcool serve como um relaxante muscular. Beber bebidas alcoólicas, particularmente antes de dormir, pode relaxar ainda mais os músculos da garganta, fazendo com que você ronque. Um fumante também é mais propenso a ter roncos em todas as posições de sono por causa do aumento do relaxamento muscular, bem como do congestionamento causado pelo fumo. Sedativos também podem contribuir para o seu problema de ronco.