Broncopneumonia, mais comumente conhecida como simplesmente pneumonia, é uma infecção que causa inflamação do pulmão. Pneumonia afeta um grande número de pessoas com 65 anos ou mais, mas também pode afetar bebês e adultos saudáveis.
Causas
Vírus, fungos, parasitas e bactérias são causas comuns de pneumonia, embora a maioria dos casos da infecção seja causada por vírus e bactérias. A pneumonia também pode ser causada pela inalação acidental de várias substâncias nos pulmões, como líquidos, vômitos, alimentos ou líquidos.
Sintomas
Pneumonia enche os alvéolos do pulmão com líquido, o que impede que o oxigênio atinja com eficiência a corrente sanguínea. Os sintomas da pneumonia são causados pela reação do corpo ao enchimento dos pulmões e seu esforço para combater a infecção. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, os sintomas mais comuns de pneumonia são tosse com muco, febre, calafrios e falta de ar. Outros sintomas incluem dores de cabeça, sudorese excessiva, dor torácica no peito, fadiga, perda de apetite e confusão.
Tratamento
Para casos graves de pneumonia, quando o paciente tem mais de 65 anos, menores de idade de 2 ou tem outra doença grave, como doença cardíaca, os pacientes geralmente são internados em um hospital. O tratamento hospitalar consiste em receber fluidos e antibióticos administrados nas veias, tratamentos respiratórios e oxigenoterapia. Pneumonia leve em indivíduos saudáveis em geral é tratada com antibióticos orais em nível ambulatorial.
Sintomas de recidiva
De acordo com o Instituto Nacional do Sangue do Coração e Pulmão, você deve consultar um médico se tiver os seguintes sintomas de recaída de pneumonia:
calafrios - tosse com catarro que não melhora ou piora - falta de ar com atividades diárias normais - dor maior quando você respira ou tosse - se sente pior depois de um resfriado ou da gripe
Prevenção
Existem vários fatores que podem aumentar suas chances de contrair pneumonia ou sofrer uma recaída de pneumonia. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, os seguintes fatores aumentam o risco de pneumonia:
fumigar cigarro - infecção respiratória viral recente (resfriado, laringite, gripe) - doença pulmonar crônica (DPOC, bronquiectasia, fibrose cística) - paralisia cerebral - doença cardíaca, cirrose hepática ou diabetes mellitus - vivendo em uma instalação de enfermagem - consciência enfraquecida - cirurgia ou trauma - problema do sistema imune