A nicotina é um composto químico altamente viciante encontrado naturalmente na planta do tabaco (Nicotiana tabacum). Além de estar presente em produtos de tabaco, a nicotina também é adicionada a vários outros produtos, incluindo pesticidas, produtos para cessação do tabagismo e líquidos para uso em cigarros eletrônicos. Quando adicionado a outros produtos, é usado um extrato de nicotina da planta do tabaco. Todos os produtos que contêm nicotina são viciantes.
A nicotina foi inicialmente isolada como um composto químico em 1828. De acordo com a Clemson University, a nicotina foi patenteada pela primeira vez para uso como um aditivo inseticida em 1908. Nicotina foi adicionada para alguns pesticidas desde então. De acordo com Laura Picket Pottorff, horticultora e patologista de plantas da Colorado State University Cooperative Extension, o extrato de nicotina é um dos mais antigos inseticidas botânicos em uso atualmente.
A nicotina está presente em todos os produtos de tabaco. Os cigarros comercializados como baixo teor de alcatrão ou baixa nicotina ainda contêm nicotina. A nicotina também está presente em mergulho, rapé, pacotes, tabaco de mascar, charutos e tabaco para cachimbo. A nicotina nos tabacos sem fumaça é absorvida durante o uso.
A nicotina é adicionada a muitos produtos concebidos como auxiliares de cessação do tabagismo. Estes produtos incluem goma de nicotina, adesivos de nicotina, pastilhas de nicotina e sprays nasais de nicotina. Eles são todos projetados para serem usados em vez de cigarros, como parte de um programa para parar de fumar. A quantidade de nicotina nesses produtos varia e pode ser adaptada para ajudar um indivíduo a "desmamar" sua dependência de nicotina.
Outros produtos
Cigarros eletrônicos são cigarros “sem fumaça” que fornecem nicotina ao usuário, sem os subprodutos combustíveis associados aos cigarros à base de tabaco para fumar. O líquido usado para cigarros eletrônicos geralmente contém nicotina, embora possa ser comprado sem nicotina. O líquido do cigarro eletrônico normalmente contém extrato de nicotina, propilenoglicol e aromatizante. O líquido pode ser encomendado em diferentes potências e sabores de nicotina.
Aviso:
A nicotina líquida pode ser especialmente tóxica. Luvas devem sempre ser usadas ao usar um pesticida à base de nicotina. Deve-se ter cuidado ao manusear os líquidos à base de nicotina usados nos cigarros eletrônicos. Qualquer nicotina líquida, incluindo pesticidas e líquidos de cigarro eletrônico, pode ser fatal se manuseada ou ingerida por uma criança.
Quantidades de Rastreamento
A nicotina, em quantidades mínimas, ocorre naturalmente em berinjela, pimentão vermelho, tomate e batata.