Topamax (Topiramato) é um medicamento anti-convulsivo que é prescrito para pacientes que sofrem de epilepsia. Também é aprovado para o tratamento de enxaquecas. Também é prescrito off-label como um estabilizador de humor para o tratamento do transtorno bipolar. É também utilizado em crianças como tratamento para o tratamento da síndrome de Lennox-Gastaut. Ele está sendo testado atualmente em ensaios para o tratamento de transtorno de estresse pós-traumático.
Em 1999, Topamax foi o primeiro medicamento anti-convulsivo de segunda geração a ser aprovado pelo FDA para o tratamento de crises parciais em crianças a partir dos dois anos de idade. Em 2001, estava ligado a 23 casos de glaucoma secundário de ângulo fechado e miopia grave. Em 2004, o FDA aprovou o Topamax para o tratamento da enxaqueca. Em 2007 Topamax mostrou promessa no tratamento do alcoolismo.
Topamax é absorvido rapidamente pelo organismo logo depois de engoli-lo. A droga funciona interagindo com o neurotransmissor GABA, que controla a comunicação entre as células do cérebro. O Topamax ajuda o GABA a reduzir certos tipos de impulsos neurais excitantes para prevenir convulsões e estabilizar o humor. Cerca de 70 por cento do fármaco é excretado na urina.
Metabolismo Topamax
A meia-vida de um medicamento indica quanto tempo leva para que a concentração do fármaco no plasma atinja a metade do fármaco. sua concentração original, em outras palavras, quanto tempo leva para que metade da dose original seja eliminada da corrente sanguínea. A meia-vida do Topamax é de 19 a 23 horas.
Efeitos colaterais
Você deve procurar orientação médica imediatamente se estiver usando Topamax e sentir qualquer um dos seguintes efeitos colaterais: depressão, pensamentos suicidas, hiperatividade, irritabilidade, hostilidade ou ansiedade. Outros possíveis efeitos colaterais incluem visão prejudicada. Você também deve evitar beber álcool, pois isso pode aumentar o risco de convulsões.
Contraindicações
As pessoas que têm uma reação alérgica conhecida ao Topiramato não devem tomar Topamax. Pacientes que sofrem de pedras nos rins ou estão em uma dieta de cetose (uma dieta que é pobre em carboidratos e rica em proteínas) não devem tomar Topamax porque pode aumentar o risco de pedras nos rins. O Topamax também não deve ser tomado por pessoas que tomem altas doses de suplementos de vitamina C ou cálcio.