O ato de engolir requer o trabalho de cerca de 50 nervos e músculos, de acordo com a Mayo Clinic. O processo de deglutição pode ser obstruído se um grande pedaço de alimento ficar preso em sua garganta. Isso pode ser qualquer coisa, desde um pedaço considerável de carne até um frango ou um osso de peixe. Sinais de que algo está preso na parte de trás da garganta incluem engasgos, falta de oxigênio, vômitos e incapacidade de falar. Mastigar adequadamente sua comida antes de engolir pode prevenir desconforto ou calafrios.
Mantenha a calma quando você ou alguém na sua presença começar a engasgar ou engasgar. Se necessário, administre a manobra de Heimlich. Fique atrás da vítima e faça um punho com uma mão. Coloque o polegar do seu punho acima do umbigo da vítima e abaixo do esterno. Cubra seu punho com a outra mão. Empurre para cima e para dentro com os punhos para comprimir os pulmões. Continue empurrando até a comida se desalojar.
Dissolva a comida com água. Encha uma xícara com água quente que não esteja muito quente para queimar sua boca. Beba a água quente. Você pode dissolver a comida no primeiro gole ou vários goles depois.
Desaperte a comida presa ao consumir grandes quantidades de líquidos ou grandes pedaços de comida. Encha uma xícara com água fria e engula. Gargareje com vinagre se for um osso de peixe que esteja preso em sua garganta. O vinagre vai amolecer o osso. Coma um grande pedaço de pão ou batata para empurrar a comida para baixo.
Abra bem a boca para ver se consegue alcançar o pedaço de comida com os dedos.