casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que significam os números de teste de PSA?

Todos os anos, quase 218.000 homens dos EUA são diagnosticados com câncer de próstata - e mais de 32.000 morrem da doença. Embora essas estatísticas possam parecer alarmantes, deve-se notar também que mais de 2 milhões de homens nos Estados Unidos foram diagnosticados com câncer de próstata em algum momento de suas vidas e ainda estão por aí para falar sobre isso hoje. Parte do seu sucesso pode ser atribuída ao teste de PSA, que desempenha um papel importante em ajudar os médicos a detectar o câncer de próstata em seus estágios iniciais. O teste de células na próstata de um homem - que, como todas as células do corpo humano estão constantemente morrendo e sendo substituídas - produzem uma substância chamada antígeno específico da próstata, ou PSA. Embora a maior parte seja liberada pelo sêmen, uma pequena quantidade de PSA pode ser encontrada no sangue. Quando as células se tornam cancerosas, elas continuam a se multiplicar, mas não conseguem morrer, e é por isso que o câncer se espalha. No caso da próstata, as células cancerosas também continuam a produzir PSA, levando a um nível mais alto no sangue. Então, se um teste de PSA revela um nível de PSA acima da média no sangue de um homem, há uma chance de ele ter desenvolvido câncer de próstata.

O que significam os números

Um nível de PSA considerado "normal" "pode ​​variar dependendo de alguns fatores. Como os níveis de PSA tendem a aumentar à medida que os homens envelhecem, um número que é considerado elevado para uma pessoa de 45 anos pode ser considerado normal para uma pessoa de 70 anos. Além disso, a corrida pode desempenhar um papel na determinação de se um resultado de teste deve ser considerado alarmante. Como uma alta porcentagem de homens afro-americanos e asiáticos desenvolve câncer de próstata, os médicos geralmente estabelecem um nível de preocupação para os homens desse grupo um pouco menor do que para os homens europeus-americanos. As diretrizes gerais para níveis normais são as seguintes: 40-49 anos: 0-2,5 PSA; 50-59 anos: 2,6-3,5 PSA; 60-69 anos: 3,6-4,5 PSA; e 70-79 anos: 4,6-6,5 PSA.

Margem de erro

Um nível alto de PSA não significa necessariamente que o câncer de próstata esteja presente. Alguns medicamentos, suplementos de ervas, esteróides e até aspirina podem levar a uma maior contagem de PSA. Homens com glândulas prostáticas aumentadas, inflamadas ou infectadas freqüentemente apresentam níveis acima do normal. Mesmo certas atividades, como andar de bicicleta ou passar por um exame de próstata, podem levar a próstata a liberar mais PSA na corrente sanguínea. É por isso que os médicos usam o teste de PSA apenas como um indicador para determinar se mais testes devem ser realizados.

Controvérsia PSA

Enquanto aqueles na profissão médica concordam que os resultados de um teste de PSA não devem ser considerados última palavra sobre se um homem tem câncer de próstata, há alguns que questionam se o teste deve ser usado em tudo. Como o câncer de próstata geralmente é de crescimento lento, é possível que um homem viva sua vida inteira sem saber que ele o teve. Mas desde o advento do teste de PSA, argumentam seus oponentes, muitos desses homens estão passando por procedimentos de testes potencialmente dolorosos e, em alguns casos, tratamento desnecessário. Além disso, assim como há fatores que podem inflacionar o nível de PSA de um homem, também há alguns que podem diminuí-lo - mesmo que haja câncer. Como resultado, um homem que tem câncer de próstata - e que até apresenta sintomas de tê-lo - pode não ser tratado porque seu teste de PSA indica o contrário.

The Bottom Line

Enquanto o teste de PSA pode ser útil na captura precoce do câncer de próstata, de nenhuma maneira seus resultados devem ser confundidos com um diagnóstico de câncer. Se você achar que seu nível de PSA está acima do normal, converse com seu médico sobre qual deve ser o próximo passo. Além de sua idade e raça, ele provavelmente também considerará a gravidade de seus sintomas e sua história familiar de câncer de próstata antes de determinar se é necessário um teste mais intensivo. Em muitos casos, seu médico simplesmente agendará outro teste de PSA daqui a alguns meses para determinar se o seu nível continua a subir.