Glioblastoma multiforme é um tipo de câncer no cérebro que envolve as células da glia. Esta é uma das formas mais agressivas e mortais de câncer no cérebro. Segundo a International Radiosurgery Association, os glioblastomas representam 23% dos tumores cerebrais nos Estados Unidos. Geralmente é visto em pessoas com idade entre 45 e 74 anos. Os glioblastomas são considerados tumores do tipo IV, os mais difíceis de tratar. Embora o seu médico pode tentar operar, a morte é um resultado provável para pessoas com este tipo de câncer.
Estágio IV
O estágio final de qualquer tipo de câncer é chamado Estágio IV. Para pessoas com glioblastomas, o Estágio IV é definido quando o câncer se espalha para além do tumor e para outro tecido cerebral próximo. Nesse estágio, o tumor começará a crescer rapidamente, porque os vasos sanguíneos do novo tecido estarão fornecendo mais sangue. Com esse novo suprimento de oxigênio, o tumor pode agora crescer cada vez mais. No centro do tumor, todas as células normais estarão mortas, enquanto as células malignas continuam a crescer nas periferias.
Sintomas
No momento em que este câncer atinge o Estágio IV, o paciente Não seja lúcido. É provável que não sejam coerentes e a dor seja extrema. Para tratar esta dor intensa, o médico pode manter o paciente sob sedação ou mesmo induzir um coma em situações graves. A memória do paciente provavelmente não existirá mais, tornando impossível o reconhecimento de familiares próximos. Este será um momento angustiante para o paciente e seus familiares. À medida que o tumor cresce, os sintomas pioram e o paciente acaba morrendo.