A condição de ter fluido no cotovelo é medicamente conhecida como bursite do olécrano, que aflige a bursa, um tecido semelhante a um saco que protege a área onde os ossos da ulna e do úmero se conectam. Este saco se move com a articulação do cotovelo e protege a área contra pressão externa ou trauma. A proeminência da ponta do cotovelo e a falta de tecido muscular protetor faz com que esta área seja vulnerável a ferimentos.
Problemas
O saco da bursa normalmente contém uma pequena quantidade de fluido para permitir que ele se mova o cotovelo para proteção. A bursa desenvolve problemas, como a bursite, quando o trauma provoca inflamação e sangramento no saco da bursa, que então começa a inchar. As paredes da bursa também engrossarão e ficarão doloridas, e podem permanecer nesse estado por um determinado período de tempo, dependendo da causa do trauma. Em seguida, torna-se a condição conhecida como bursite do olécrano.
Causas
Uma das causas mais comuns de bursite é a pressão constante na área do cotovelo, seja de peso corporal sendo forçado no cotovelo (devido a inclinar-se regularmente em uma superfície dura, como uma mesa ou uma mesa) ou de movimentos contínuos relacionados ao trabalho ou aos esportes que exercem pressão constante sobre os cotovelos. Isso pode não necessariamente causar inchaço da bursa com fluido, mas fará com que as paredes da bursa engrossem e permaneçam nessa condição devido à pressão constante sendo colocada na área.
Outras Causas
Um golpe para a área ou uma queda no cotovelo incitará o sangramento no saco da bursa, causando inchaço e inflamação. A lesão também vai engrossar as paredes da bursa e elas permanecerão inchadas por algum tempo, mesmo depois que o sangue tenha sido absorvido de volta ao corpo. Uma infecção de uma ferida ou ferida na área também causará bursite. A bursa se encherá de pus da infecção e ficará quente e dolorida. O inchaço geralmente será temporário até que a área se recupere do trauma.
Sintomas
Os cotovelos ficarão macios e vermelhos, e caroços podem ser sentidos na área. Esses caroços são de dobras da bursa que incharam devido à inflamação constante. Um espessamento da pele sobre o cotovelo pode ocorrer com o tempo. Se a bursa estiver infectada, febre ou sintomas semelhantes à febre podem acompanhar a sensibilidade e o cotovelo ficará quente. Em todos esses casos, o médico será capaz de diagnosticar a bursite por meio de um exame físico, de um raio X ou de uma amostra do fluido no saco da bursa para testar a infecção.
Se ocorrer inchaço da bursite crônica, o alívio da pressão no cotovelo e um período de descanso aliviarão os sintomas, e a fisioterapia também pode ser recomendada. Ibuprofeno ou aspirina podem ser prescritos para inchaço e dor. Se uma infecção causou a condição, o saco pode ser drenado com injeção de agulha e antibióticos prescritos para combater a infecção. Nos casos de trauma físico, o inchaço geralmente recua por conta própria. A drenagem por injeção com agulha pode ser necessária em alguns casos, e a cortisona pode ser usada para combater o inchaço e a inflamação.