Um hematoma é um acúmulo de sangue em uma área localizada sob a pele. Contusões (hematomas) são formas leves de hematomas. Lesões como quedas e entorses causam hematomas, resultando em descoloração irregular, avermelhada, púrpura ou azul escuro, inchaço e sensibilidade. Traumatismo craniano poderia causar uma forma mais perigosa de hematoma, colocando pressão sobre o cérebro. O sangue acumulado é absorvido pelo organismo ao longo do tempo, a menos que ocorra infecção (febre, aumento do inchaço, dor e vermelhidão). Atenção médica deve ser procurada imediatamente após qualquer traumatismo craniano além de um simples ressalto no cegonha ou a qualquer sinal de infecção.
Primeiros Passos
Aplique gelo na área afetada o mais rápido possível após a lesão ocorre. O frio reduz o fluxo sanguíneo arterial, que diminui o sangramento sob a pele causado por vasos sanguíneos rompidos e inchaço. No caso de uma queda grave ou trauma contuso, procure assistência médica para verificar se há fraturas.
Eleve a área lesada, usando travesseiros ou cobertores, acima do coração, se possível. Isso reduzirá o fluxo sangüíneo para a lesão e aliviará ainda mais o inchaço.
Proteja a área lesionada envolvendo-a com uma atadura elástica. Isso também ajudará a reduzir o inchaço e o acúmulo de sangue. Aplique uma leve pressão ao embrulhar - se estiver muito apertado, pode bloquear completamente o fluxo sangüíneo, resultando em dormência e dor.
Opcional
um medicamento de venda livre contendo ibuprofeno ou acetaminofeno para dor. Ambos os medicamentos reduzem a dor, reduzindo a inflamação.
Cuidados Continuados
Repare a lesão, tanto quanto possível (especialmente nas primeiras 48 horas), evitando qualquer atividade que possa causar dano, dor ou inchaço. O uso de uma cinta de uma tipóia pode ser útil para ganhar mobilidade, no entanto, deve-se tomar cuidado para permitir que a lesão se cure adequadamente. Um médico pode aconselhá-lo sobre quanto é demais.
Continue aplicando gelo nas primeiras 48 horas após a lesão a cada duas ou três horas por 15 a 20 minutos de cada vez. Consulte o seu médico se você tem diabetes ou doença vascular antes de usar a terapia contínua com gelo.
Continue elevando o máximo possível a lesão acima do seu coração, especialmente quando estiver dormindo. Isso manterá o inchaço ao mínimo, permitindo que o fluido acumulado seja drenado da área.
Opcional: Aplique calor usando toalhas quentes ou uma almofada de aquecimento por 20 minutos a cada duas ou três horas. horas após as primeiras 48 horas após a lesão. Isto promove a reparação e a absorção de sangue coagulado e em pool. O calor aumenta o fluxo sanguíneo para a área. A terapia com gelo deve ser usada imediatamente após o tratamento.
Opcional: Tome medicação analgésica de venda livre conforme a necessidade e conforme prescrito pelo fabricante. Se a dor piorar ou a dor persistir por mais de uma semana, consulte o seu médico.
Dica
Tomar vitamina C diariamente engrossa as paredes dos vasos sanguíneos. É uma forma preventiva de possivelmente diminuir a extensão dos danos quando ocorre uma lesão.
A aplicação de hamamélis à lesão também age como um antiinflamatório e promove uma cura mais rápida.
Advertências
Nunca jogue precauções ao vento. Embora este artigo seja informativo, de forma alguma substitui o conselho ou conhecimento de seu médico. Mesmo se você acha que pode ser uma lesão simples, procurar atendimento médico é mais importante para descartar complicações potencialmente perigosas.
Coisas necessárias para
Gelo ou compressas de gelo
Ligaduras elásticas
Almofadas ou cobertores (o suficiente para elevar a área afetada acima do coração, se possível)
Almofada de aquecimento ou toalhas quentes (opcional)
Over-the de dor nas costas (opcional)