casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Como encontrar a média de tons puros

A média do tom puro é um cálculo usado rotineiramente por audiologistas e especialistas em saúde ocupacional. Segundo a American Speech-Language-Hearing Association, a média do tom puro (PTA) é usada para calcular o grau de perda auditiva em decibéis. Os audiologistas também calculam o PTA para confirmar a confiabilidade de um paciente em um teste auditivo. O Dr. Robert Dobie, do Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação (NIDCD), indica que o PTA é usado para determinar o handicap auditivo em casos de compensação de trabalhadores por perda auditiva ocupacional.

Preparação

Coloque o audiômetro em uma mesa sólida em uma sala silenciosa, conecte-o à tomada elétrica e ligue-o.

Posicione a cadeira em frente ao audiômetro para que os controles fiquem voltados para você. e pode ser facilmente alcançado.

Posicione a cadeira do ouvinte no lado oposto da mesa de modo que fique de costas para você. Isso impedirá que o ouvinte veja você operando os controles.

Instrua o ouvinte que ele ouvirá uma série de sons e ele deve levantar a mão sempre que ouvir.

Coloque os fones de ouvido no ouvinte de modo que o fone de ouvido marcado em vermelho fique sobre o ouvido direito e o fone de ouvido marcado em azul fique sobre o ouvido esquerdo.

Teste de tom puro

Defina o controle de freqüência para 1000 Hz e ajuste a orelha a ser testada no fone de ouvido direito.

Defina o nível de intensidade para 50 dB.>

Pressione e segure o botão de apresentação (ou interrupção) por um segundo para dar ao paciente o tom. Espere que o ouvinte responda.

Reduza a intensidade em 10 dB se o ouvinte erguer a mão sinalizando que ouviu o tom. Em seguida, apresente o tom mais suave da maneira descrita na Etapa 3.

Repita a Etapa 4 até que o ouvinte não levante mais sua mão. Isso significa que ele não ouviu o tom e poderia representar o limiar ou nível mais suave que ele pode ouvir.

Observe o nível de intensidade no audiograma.

Eleve a intensidade em 5 dB, apresente o tom mais alto e aguarde até que o ouvinte responda.

Repita a Etapa 7 se o ouvinte não levantar a mão. Continue elevando a intensidade em passos de 5 dB até que o ouvinte levante a mão sinalizando que ele ouviu o tom.

Repita os passos 4 a 8 até que o mesmo nível de intensidade seja anotado no Passo 6 dois ou três vezes. Esse é o limite estabelecido ou o nível mais suave que o ouvinte pode ouvir nesse tom específico.

Defina o controle de freqüência para 2000 Hz e repita as etapas de 2 a 9.

Repita os passos 2 a 9 para frequências de teste de 4000 Hz e 500 Hz.

Defina o ouvido a ser testado para o fone esquerdo e repita os passos 2 a 11.

Calculando a média de tons puros

Adicione os níveis de limite para 500 Hz, 1000 Hz, 2000 Hz e 4000 Hz para o ouvido direito.

Divida a soma dos valores por quatro. Esse número é a média de tons puros expressa em decibéis.

Repita os passos 1 e 2 para o ouvido esquerdo.

Dica

> Pergunte ao ouvinte se ele tem problemas para ouvir de um ouvido antes de colocar os fones de ouvido. Teste o ouvido oposto (melhor) primeiro. Se o ouvinte parecer ter problemas com o teste, verifique novamente seus limites em 1000 Hz. Se o teste geral for confiável, você deve ter o mesmo limiar de antes.

Coisas Necessárias

Audiômetro calibrado

Fones de ouvido calibrados TDH-39

>

Audiograma

Quarto silencioso

Mesa

Duas cadeiras