As lombrigas são invertebrados parasitas que podem habitar o corpo humano, vivendo principalmente nos intestinos. Os seis tipos mais comuns de lombrigas incluem pinworms, ascaris, hookworms, whipworms, strongyloides e trichinella spiralis. Lombrigas variam em tamanho, transmissão e habitat. Embora a maioria das infecções por lombrigas não seja uma ameaça à vida em pessoas saudáveis, muitas delas causam sintomas desconfortáveis e, às vezes, sérios.
A traça é o verme mais comum nos Estados Unidos. É pequena e semelhante a filas e infesta muito mais crianças do que os adultos.
A lombriga ascaris prospera no trato intestinal dos mamíferos e pode variar de seis a treze polegadas. Toxocara, um tipo de ascarídeo, normalmente infecta animais domésticos, como cães e gatos, e pode se espalhar para os seres humanos.
Os ancilóstomos, os whipworms e os strongyloides são encontrados principalmente em países tropicais e subtropicais. Eles se desenvolvem em solo úmido ou fezes humanas.
As lombrigas que causam triquinose são encontradas principalmente no trato digestivo de porcos que consomem lixo.
Transmissão
Os ovos do Pinworm são encontrados no cólon humano e reto. Eles são transmitidos quando um hospedeiro infectado arranha a área e toca outras pessoas, alimentos ou objetos.
O verme Ascaris é transmitido principalmente através das fezes e, portanto, é predominante em áreas com saneamento deficiente. Os seres humanos são infectados por tocar em fezes de gatos ou cães infectados e depois tocar em comida ou em suas bocas.
Ancilostomídeos, whipworms e strongyloides viajam das fezes para o solo úmido. Quando um humano caminha sobre o solo contaminado descalço, os vermes se prendem aos pés e penetram na pele, indo para o trato digestivo.
Os humanos são infectados com triquinose após ingerir produtos suínos contaminados por cocção. O parasita prospera nas fibras musculares dos intestinos.
Os efeitos de uma infecção por lombriga geralmente não são fatais. Pessoas com uma infecção de traça não podem experimentar sintomas, enquanto outros vão encontrar leve a intensa coceira anal e /ou vaginal.
Os sintomas de uma infecção por ascaridíase variam de dor abdominal leve a dor abdominal aguda, inquietação e vômito. A gravidade dos sintomas depende do número de vermes no trato intestinal.
O ancilostoma, whipworm e strongyloides pode causar uma reação alérgica, comichão no local de entrada. Quando as larvas do parasita migram para o intestino, sintomas de diarréia, dor abdominal, cólica, náusea e cãibras são comuns. Muitas pessoas não experimentam nenhum sintoma de um whipworm. No entanto, infecções graves podem causar fezes com sangue, perda de peso, dor de estômago e diarréia. Uma infecção leve por Strongyloides geralmente não apresenta sintomas. Infecções moderadas podem causar vômitos, diarréia ou constipação.
Uma infecção leve por triquinose geralmente não produz sintomas ou dores de estômago leves e dores articulares e /ou musculares. Infecções graves podem causar reumatismo muscular e sintomas que espelham a intoxicação alimentar.
Advertência
Os pacientes que estão grávidas ou imunocomprometidos devem tomar precauções extras após serem infectados por uma lombriga. A infecção pode se tornar crônica e pode não desaparecer por conta própria. Um caso crônico é susceptível de causar anemia e perda de peso. Uma infecção crônica por Strongyloides também pode causar síndrome do desconforto respiratório agudo, que é semelhante à pneumonia.
Prevenção /Solução
As lombrigas podem ser facilmente evitadas com a devida higiene. As crianças devem ser ensinadas a sempre lavar as mãos depois de usar o banheiro ou compartilhar brinquedos com outras crianças. Animais com infecções por lombriga devem ser tratados, e suas fezes devem ser evitadas ou descartadas adequadamente. A infecção por triquinose pode ser evitada evitando produtos de carne de porco mal cozidos. As pessoas que manuseiam produtos de carne de porco crua devem sempre lavar as mãos após a exposição. Para evitar o whipworm, hookworm e strongyloides, sapatos adequados devem ser usados sobre o solo úmido.