As plaquetas são fragmentos de pequenas células encontrados em circulação na corrente sanguínea. O objetivo principal desses fragmentos é selar uma ruptura no vaso sanguíneo onde cortes, arranhões e lágrimas ocorrem aglomerando-se juntos.
As plaquetas têm uma superfície pegajosa e são capazes de mudar de forma para melhorar a capacidade de aglutinação. O agrupamento é um processo normal que defende contra o sangramento excessivo. No entanto, fatores que causam agregação plaquetária anormal podem danificar órgãos e causar outros problemas relacionados à saúde.
O que são plaquetas
As plaquetas, como outras células do sangue, são produzidas na medula óssea. Eles são o produto de células grandes chamadas megacariócitos, sob o controle de um hormônio produzido no fígado chamado trombopoietina, ou TPO. Em resposta à TPO na corrente sanguínea, os megacariócitos se fragmentam em pequenos fragmentos, formando milhares de pequenas plaquetas. Uma vez que os fragmentos são liberados na corrente sanguínea, eles são ligados à TPO e reduzem os níveis de TPO e a produção de plaquetas. As plaquetas não são células reais, apenas pequenos fragmentos. A superfície é pegajosa e faz com que os fragmentos se agreguem ou aglutinem ao entrar em contato com um vaso sangüíneo danificado ou outra superfície áspera.
Clumping normal de plaquetas
Os vasos sanguíneos têm uma superfície lisa e permitem que o sangue flua livremente . No entanto, quando ocorre uma ruptura no vaso, a área exposta inclui tecido fibroso áspero. As plaquetas começam a se agrupar nas bordas da ruptura. As plaquetas também mudam de forma e emitem extensões que atraem fragmentos adicionais de plaquetas que se agregam ao longo da superfície quebrada. Eventualmente, os fragmentos formarão um tampão para selar a quebra no vaso. Os glóbulos vermelhos auxiliam o acúmulo de plaquetas ao empurrar os fragmentos mais leves em direção à borda do colapso. Acúmulo anormal de plaquetas
As condições relacionadas à saúde podem causar acúmulo anormal de plaquetas. Colesterol no sangue pode, eventualmente, coletar ao longo da superfície lisa das paredes dos vasos. Isso fornece uma superfície na qual as plaquetas podem se agrupar. O dano tecidual ocorre quando o suprimento de sangue é interrompido por um vaso sanguíneo entupido. A produção excessiva de plaquetas é outra causa de agregação anormal. Fumar, cafeína e consumo de alimentos ricos em triglicérides também podem aumentar a produção de plaquetas além dos níveis normais.
English Language Spanish Language Portuguese Language Japanese Language logo Farmacologia é um tratamento popular na prevenção de ataques cardíacos. Essa droga sem receita bloqueia um passo necessário para que as plaquetas se unam na formação de moitas. No entanto, a aspirina não inibe completamente o acúmulo de plaquetas e pode causar sangramento anormal. Existem alternativas naturais à aspirina na prevenção do acúmulo anormal de plaquetas. As uvas e o extrato de semente de uva, a vitamina E e os óleos de peixe têm demonstrado reduzir a agregação de plaquetas para aqueles com riscos para a saúde.