Um esporão ou exostose óssea é um crescimento anormal de um osso. É por vezes referido como "hiperostose."
O código de terminologia processual atual (CPT) para a remoção de um esporão ósseo dependerá da localização do esporão e se é feito como um procedimento único ou em conjunto com outro procedimento.
Revisar documentação para atribuição de código CPT
Os profissionais de codificação devem revisar o registro de saúde do paciente para determinar a atribuição correta de codificação CPT.
Para um procedimento como remoção de esporão ósseo, comece com o relatório cirúrgico para obter uma melhor compreensão do tratamento fornecido ao paciente.
Atribuindo códigos CPT para remoção de esporos ósseos
No CPT, não há um código genérico que cubra todas as remoções de esporão ósseo. Portanto, é especialmente importante observar a localização da remoção, porque o código CPT será atribuído com base na localização.
Para atribuir o código exato para remoção de esporão ósseo, procure a parte do corpo afetada pelo esporão. no índice do livro de códigos CPT.
Por exemplo, uma “colisão da bomba” é um esporão de calcanhar comum freqüentemente causado por atrito no calcanhar em mulheres que usam sapatos de salto alto. Se um paciente está sendo visto para a remoção de um esporão de calcanhar, olhe primeiro sob o termo "esporão de calcanhar". O recuo sob "esporão de calcanhar" no índice prevê "excisão, 28119."
Após nova revisão do código, a descrição para o código 28119 é “Ostectomia, calcâneo; para esporão, com ou sem liberação fascial plantar. ”
Siga o mesmo tipo de processo de pensamento para esporões ósseos em outras partes do corpo.
A terminologia CPT usa sinônimos para remoção, como excisão e reparar. Se você não conseguir localizar os códigos necessários no índice do livro de códigos, tente um sinônimo. Para remoção óssea, tente ostectomia.
Remoção de esporão ósseo em conjunto com outros procedimentos
Os códigos CPT para certos procedimentos podem incluir uma remoção de esporão ósseo e, portanto, não podem ser codificados separadamente.
Por exemplo, o código CPT para bunionectomia no dedo do pé (código “28108: Excisão ou curetagem de cisto ósseo ou tumor benigno, falanges do pé”) inclui o procedimento de uma simples remoção de esporão ósseo. Portanto, um código adicional para a remoção de esporão ósseo não deve ser atribuído.
Leia atentamente as descrições de código para essas inclusões. A codificação de códigos adicionais - ou a quebra de procedimentos em códigos separados quando poderia ser coberta por um código - é geralmente considerada uma prática antiética, porque é vista como uma tentativa de obter mais dinheiro para um procedimento. Essas reclamações são negadas, e o reembolso não é feito para o procedimento.