Um aneurisma pulmonar é uma protuberância na parede da artéria pulmonar. O aneurisma provoca um ponto fraco que pode comprometer a vida de uma pessoa se a protuberância estourar. Um aneurisma pulmonar é uma condição médica séria que tem sinais de alerta.
Dificuldades respiratórias ou falta de ar podem começar quando a artéria começa a vazar, depois irrompe e faz com que o sangue entre nos pulmões. Isso também pode ser acompanhado por dor no peito. Quando os pulmões se enchem de sangue, a respiração pode se tornar mais difícil. Outros sinais de aneurisma pulmonar incluem fraqueza e dificuldade de movimentação. Uma artéria pulmonar protuberante também pode pressionar o nervo laríngeo, causando rouquidão, de acordo com um artigo no Jornal Indiano de Radiologia e Imagem.
Causas
As causas de um aneurisma pulmonar variam. Em alguns casos, um defeito congênito na artéria pulmonar pode gradualmente desgastar a artéria e piorar com o passar do tempo. Cirurgia ou um procedimento médico que causa uma lesão ou defeito na artéria pulmonar também pode levar posteriormente a um aneurisma.
Sintomas Os sintomas de um aneurisma pulmonar podem surgir rapidamente. Quando um aneurisma pulmonar se rompe, pode causar fraqueza súbita e perda de consciência. Uma pessoa pode sofrer uma redução súbita da pressão arterial devido a hemorragia interna. Ele pode não ter tempo para pedir ajuda antes de ficar incapacitado.
Um aneurisma pulmonar às vezes é encontrado durante uma radiografia de tórax ou tomografia computadorizada para procurar outra condição. Se um médico é particularmente perspicaz, no entanto, ela pode associar os sintomas que um paciente tem com um aneurisma pulmonar. A identificação deve ser feita rapidamente se o aneurisma é muito fraco ou no caso de ter começado a vazar.
Se o aneurisma pulmonar não é grave, ou se a pessoa não está tendo nenhum sintoma, um médico pode escolha esperar e observar a artéria. Se a artéria começar a vazar, pode ser necessária uma cirurgia de emergência para reparar a artéria pulmonar. Se a parede da artéria enfraqueceu, mas não rompeu, um médico pode recomendar que um stent seja colocado para fortalecer a parede da artéria.