Os nervos comprimidos ocorrem na base da coluna e causam dormência nas pernas. Eles também podem ocorrer no pescoço, causando tontura (ou perda de equilíbrio). A tontura ocorre porque os nervos comprimidos na base do pescoço estão conectados diretamente ao cérebro. Essa compressão do nervo impede que os sinais cheguem ao cérebro, incluindo uma sensação de equilíbrio, conhecida como perda de equilíbrio. Muitas vezes, a dor está associada a um nervo comprimido.
Os nervos comprimidos ocorrem principalmente em algum ponto ao longo da coluna, e geralmente se manifestam na parte inferior das costas ou na base do pescoço. Dor no pescoço comumente se espalha através dos braços, se um nervo é comprimido na base do pescoço.
Sintomas comuns de desordens nervosas
Consulte um médico se você tiver tonturas prolongadas ou episódios freqüentes de desequilíbrio. Se a sua tontura é acompanhada por sensações de dormência nas mãos, formigamento dos dedos ou perda de força em um dos braços, então você pode ter um caso de síndrome do desfiladeiro torácico. Esta síndrome ocorre como resultado de nervos e vasos sanguíneos tornando-se comprimido devido a uma falta de passagem entre a base do pescoço e a axila.
Músculos e ossos ao redor da saída torácica aumentam. Este aumento do músculo ou movimento dos tecidos do corpo, muitas vezes, resultará em ombro e dor no braço. Ocasionalmente, há um bloqueio à circulação sanguínea. Obesidade, aumento do volume muscular (causado pela musculação ou elevação de objetos pesados), ou uma costela extra no pescoço por defeito congênito pode levar à síndrome do desfiladeiro torácico. Para evitar irritar seus sintomas, interrompa o levantamento de peso ou exercícios de musculação. Faça apenas exercícios leves se precisar perder peso. Evite levantar qualquer coisa acima da sua cabeça. Não coloque os braços acima ou atrás da cabeça enquanto dorme. Mantenha os braços ao lado do corpo enquanto descansa de costas ou de lado. Não durma de barriga para baixo.
Tratamentos
No caso da síndrome do desfiladeiro torácico, os cirurgiões abrem a via torácica, removem os tecidos que estão causando a pressão sobre os nervos e dão tempo para os nervos curar naturalmente. Síndrome do túnel cubital é quando o nervo é comprimido ao longo do cotovelo, levando a dormência ou dor no antebraço, dedo anelar e dedo mindinho. O túnel cubital pode ser tratado fazendo o paciente usar uma órtese sobre o braço e impedindo que o cotovelo se mova (o que limita a tensão nos nervos e reduz a força do nervo ulnar). Síndrome do túnel do carpo (dor e dormência nos pulsos) pode ser tratada por um elenco que impede o movimento do pulso. A cirurgia se torna necessária quando o paciente perde o controle do intestino /bexiga, ou se os músculos são extraordinariamente fracos ou não funcionam. Um nervo comprimido no pescoço, que é a principal causa de tontura, pode ser aliviado da pressão removendo cirurgicamente parte do osso que está causando a compressão do nervo.