Um esporão ósseo é uma projeção óssea que ocorre ao longo das bordas dos ossos do corpo. Os ossos não são dolorosos, mas podem causar dor ao roçar nervos e ossos. A maioria dos osteófitos não causa sintomas e pode permanecer oculta por anos. Os esporões ósseos parecem ocorrer naturalmente sem qualquer condição de saúde como causa. Espinhos ósseos no pé causam irritação crônica nos nervos, músculos e ossos do pé. Um esporão ósseo no pé é uma das condições ortopédicas mais comuns.
Fatores de risco
Existem certos fatores de risco que são comuns às pessoas que desenvolvem esporões ósseos. Esses fatores de risco incluem pessoas com pés planos, arcos extra-altos, obesidade, ganho de peso súbito e tendões de Aquiles tensos. As pessoas que fazem muita corrida também tendem a desenvolver esporões ósseos.
Dor
O esporão ósseo no pé geralmente é notado por causa da dor que se desenvolve na parte inferior do pé. A dor é geralmente pior de manhã e melhora ao longo do dia. Esta dor dolorosa na parte inferior do pé pode ser substituída por uma dor surda quando o pé está descansado.
Andar
Um esporão ósseo no pé dificulta a deambulação. A dor aumenta quando se anda por um longo período de tempo. Permanente por um longo período de tempo torna-se mais difícil também com este tipo de esporão ósseo.
Outros sintomas
esporões ósseos tendem a afetar um pé. Se a dor estiver em ambos os pés, geralmente não é causada por um esporão ósseo. Inchaço leve ao redor da área com o esporão ósseo geralmente ocorre acompanhada de vermelhidão.
Os esporões ósseos podem melhorar com o tratamento. Medicamentos anti-inflamatórios podem ser prescritos. Fisioterapia como exercícios de alongamento do calcanhar pode ser feito para ajudar a aliviar a dor. Talas noturnas e palmilhas também podem ser usadas. Às vezes, uma perna curta pode ser usada por três a seis semanas. Este é um elenco que se assemelha a uma bota de esqui e pára abaixo do joelho. Injeções de esteróides também são uma opção para alívio, embora sejam muito dolorosas. Se todas as opções de tratamento falharem, então o esporão ósseo pode ser removido através de cirurgia.