Diarreia
A diarréia é comum com antibióticos, mas no caso de diarréia grave ao tomar Augmentin, é importante entrar em contato com o seu médico. A colite, dano grave ao cólon, pode ocorrer com um crescimento excessivo de bactérias C. difficile, que ocorre se as bactérias normais no cólon estiverem desequilibradas por causa do Augmentin. Colite pode ser fatal. De acordo com a Food and Drug Administration, este tipo de colite ocorreu até dois meses depois de tomar Augmentin. Se houver suspeita de diarreia associada ao C. difficile, é importante manter a hidratação e o equilíbrio eletrolítico. Um antibiótico diferente, direcionado para o c. difficile será prescrito. Em alguns casos, a diarréia severa requer hospitalização por líquidos e eletrólitos intravenosos. Em casos extremos, seu médico pode pedir a um cirurgião que avalie seu caso.
Náusea
Aproximadamente 3% dos pacientes que tomam Augmentin relatam náusea como efeito colateral, de acordo com as informações de prescrição da FDA. Augmentin deve ser tomado com alimentos para prevenir náuseas. Náuseas significativas que causam vômitos devem ser tratadas para evitar a desidratação. Com náusea severa que leva ao vômito, pare de comer ou beber líquidos. Quando você se sentir pronto para retomar a ingestão de alimentos ou líquidos, comece com líquidos claros, como pequenas quantidades de refrigerante, caldo ou gelatina. De acordo com o Colégio Americano de Gastroenterologia, a acupressão, assim como os suplementos de B6 e gengibre, são remédios eficazes para a náusea. Pulseiras de acupuntura estão disponíveis comercialmente.
erupções cutâneas ou urticária
Urticária ou erupção cutânea que ocorrem durante o uso de Augmentin geralmente indicam sensibilidade ou alergia à medicação. Colmeias são coceira, levantadas como saliências na pele. Se tiver erupções cutâneas ou urticária, pare de tomar Augmentin e chame o seu médico imediatamente. Normalmente, o prescritor interromperá a medicação. A maioria das reações de hipersensibilidade pode ser tratada com anti-histamínicos ou corticosteróides, como difenidramina (Benedryl) ou prednisona. Reações fatais ocorreram, então o tratamento deve ser imediato.