Tome vários remédios sem receita ou suplementos por via oral para aliviar a dor de uma afta ou promover sua cicatrização. Tome um analgésico de venda livre, como aspirina, Tylenol ou ibuprofeno. Tome 200 a 500 mg de vitamina C para ajudar a ferida a cicatrizar mais rapidamente. Tome 3000 mg de lisina diariamente entre as refeições, com o estômago vazio, para ajudar a reduzir a duração da ferida. Você também pode encontrar lisina em iogurte. Beba chá feito de duas ou três folhas de sálvia com uma colher de chá de gengibre em pó adicionado. Remédios homeopáticos para herpes labial incluem nat mur, choco tinta, agridoce e sulfeto de cálcio.
Tome analgésicos antivirais para o seu frio se o seu médico prescreve. Medicamentos antivirais atualmente no mercado para o herpes labial são o aciclovir, vendido sob a marca Zovirax; famciclovir, vendido sob a marca Famvir; e valacyclovir, vendido sob a marca Valtrex. Seu médico provavelmente irá prescrevê-los para você se você tiver repetido surtos de herpes labial ou se você tiver identificado um gatilho que causa herpes labial em seu corpo. Essas drogas vão encurtar o surto e diminuir a dor.
Previna o herpes labial evitando o contato com quem tem uma afta, já que o vírus do herpes simplex é extremamente contagioso. Não beije ou compartilhe utensílios ou talheres com alguém que tenha um surto de afta. Lave as mãos com frequência, especialmente quando estiver perto de alguém com herpes labial. Use protetor solar, pois a exposição excessiva ao sol pode, às vezes, fazer com que o herpes resulte, e não se esqueça de protetor solar para os lábios. Substitua sua escova de dentes no início de um surto de afta, e novamente quando o surto tiver cicatrizado. Evitar o stress, que muitas vezes desencadeia surtos de afta.