Implante
Mediports geralmente são implantados no peito do paciente. Um pequeno inchaço pode ser sentido sob a pele. Esta colisão é o acesso no qual a agulha é inserida. A tubulação pode ser conectada à porta. Um mediport pode permanecer no lugar para uso a longo prazo se cuidados adequadamente.
Líquidos
Lavar a medicação é necessário para manter o dispositivo aberto e utilizável. Eles podem ser lavados com solução salina normal ou heparina. A heparina é um medicamento anti-coagulante. A solução de lavagem é levada para uma seringa e injetada na porta. Normalmente, a solução salina normal é liberada através da porta, seguida pela heparina. Um profissional de saúde, como um médico, determinará a quantidade e o tipo de solução de lavagem.
Frequência
Um médico determinará com que frequência o medicamento será lavado, normalmente, após cada uso. Aqueles que não são usados regularmente devem ser liberados a cada quatro semanas para manter a capacidade da porta de ser acessada. Pacientes e familiares podem ser treinados por um profissional médico sobre como administrar uma mediport.