Artérias vs. veias
As artérias são muito elásticas, são muito mais resistentes que as veias e têm menor probabilidade de serem tortuoso. As artérias levam o sangue para longe do coração e as veias levam o sangue de volta ao coração. Essa diferença na pressão arterial significa que as veias exigem paredes mais finas do que as artérias, de acordo com o Manual Merck, um livro de medicina. O refluxo de sangue através das válvulas pode facilmente esticar as paredes das veias, fazendo com que elas inchem e se tornem complicadas. As veias varicosas são exemplos de veias tortuosas.
Doença vascular
Quando as artérias tomam um caminho sinuoso e errante, é um sintoma de doença vascular. Os radiologistas Venkatraman Bhat e Ahmed Al Muzrakchi explicam que as artérias tortuosas sinalizam aterosclerose ou hipertensão na população que está envelhecendo: o espessamento das artérias ou a pressão alta podem forçar as artérias a pavimentar caminhos alternados e torcidos. Em crianças, as artérias tortuosas podem ser um sinal de uma doença sistêmica subjacente. Os radiologistas dizem que a triagem de tais vasos sanguíneos pode muitas vezes levar ao diagnóstico de outras doenças graves.
Genética e artérias tortuosas
Um estudo de 2008 publicado no British Journal of Ophthalmology descobriu que em gêmeos saudáveis com diferentes Estilos de vida, o desenvolvimento de artérias tortuosas na retina poderia ser atribuído a influências genéticas 82 por cento do tempo. Homens e pessoas com história familiar de tais vasos sangüíneos têm muito mais probabilidade de sofrer aneurismas e coágulos sanguíneos por causa de artérias tortuosas. Dr. Simon Dodds, pesquisador de doenças vasculares, diz que até o momento não há evidências de que mudanças no estilo de vida façam alguma diferença na mudança do risco de tais aneurismas. A doença arterial aneurismática ocorre quando as artérias tornar-se esticado e dobrado ao longo do tempo. O Dr. Simon Dodds explica que as deficiências no reparo normal das artérias em andamento causam esse desenvolvimento, e o sangue tende a se acumular e coagular em certas regiões e nas curvas da via arterial. Isso pode levar a aneurismas arteriais e é mais provável no envelhecimento da população, homens, pessoas com pressão alta e aqueles com uma história familiar da doença.
Normalmente, não há sintomas de alerta para esta condição lenta e progressiva. , diz Dodds, até que ocorram complicações graves, como ruptura ou bloqueio arterial.
Artérias tortuosas complicam procedimentos médicos
O Departamento de Radiologia dos Hospitais Universitários em Cleveland avisa que a tomografia computadorizada pode muitas vezes descrever regiões densas de artérias tortuosas massas. O looping e enrolamento de tais artérias pode levar os médicos a tentar fazer uma biópsia do que eles podem considerar um tumor.
Outra questão séria que as artérias tortuosas apresentam é a dificuldade de fazer cirurgias para abrir ou ampliar artérias bloqueadas . Há sempre o perigo de um cirurgião perfurar ou perfurar a parede arterial quando os vasos são extremamente tortuosos e construídos com paredes mais finas.
O "efeito acordeão" refere-se ao amassamento de artérias tortuosas durante o diagnóstico e tratamento de artérias arteriais. bloqueios. Pesquisadores japoneses descrevem essas dificuldades em um caso que publicaram na edição de 2006 da Neuroradiology. O amassamento da artéria por um fio de chumbo apareceu como uma lesão, mas foi devido à própria intervenção. Quando o cateter foi retirado da artéria, a suposta lesão desapareceu.
As artérias tortuosas podem complicar tanto o diagnóstico como o tratamento de várias condições.