Existe um número de produtos fitoterápicos naturais para o tratamento da disfunção erétil (DE). Embora estes produtos não contenham citrato de sildenafil, o ingrediente ativo do Viagra, eles podem ser eficazes. No entanto, evidências que apóiam seu sucesso são em grande parte anedóticas.
Yohimbe
A ioimba é derivada da casca de uma árvore africana e é vendida como suplemento herbáceo e em forma de receita médica. De acordo com uma revisão de 2004 por Douglas MacKay na revista "Alternative Medicine Review", a ioimba tem demonstrado em alguns, mas nem todos os estudos, um tratamento eficaz para a impotência.
Horny Goat Weed
.com, erva chinesa erva daninha de cabra tem qualidades afrodisíacas que melhoram a impotência; no entanto, a evidência clínica forte está faltando ea dosagem adequada não é clara.
Ginkgo Biloba
A eficácia do ginkgo biloba no tratamento da disfunção erétil tem sido estudada, principalmente em homens com disfunção sexual associada ao uso de antidepressivos. De acordo com a revisão de MacKay, os resultados do estudo variam amplamente, com alguns mostrando um efeito positivo.
Red Ginseng
O ginseng vermelho também tem sido estudado como uma fonte natural de sildenafil. Ensaios clínicos citados por MacKay sugerem que esta planta é um tratamento moderadamente eficaz. Em uma revisão de 2008 de estudos de ginseng vermelho publicados no "British Journal of Farmacologia Clínica", Dai-Ja Jang e colegas também encontraram algumas evidências de eficácia.
Precauções
Embora existam evidências de alternativas naturais ao sildenafil , muitos não têm evidências clínicas sólidas devido ao pequeno tamanho do estudo ou à baixa qualidade metodológica. Além disso, doses de suplementos não regulamentados variam amplamente, e Mayoclinic.com adverte que alguns podem causar efeitos colaterais perigosos, como pressão arterial baixa. Discuta os tratamentos com seu médico antes de experimentar.