Beba muita água. Muco espesso e de fluxo lento é um sinal para beber mais água. A sabedoria comum é de oito copos de água por dia, mas a Clínica Mayo aponta que as necessidades individuais variam. Mesmo desidratação leve, de acordo com a Clínica Mayo, faz com que você se sinta cansado. E isso certamente leva a um espessamento das secreções sinusais. Por segurança, a Mayo Clinic recomenda entre nove e 13 xícaras de bebidas por dia.
Adicione umidade ao ar. Outra maneira de afrouxar a fleuma é usar um vaporizador ou umidificador. Particularmente no inverno, quando infecções por resfriados e sinus são prevalentes, o calor interno seco ataca os seios. De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, um umidificador de névoa fria ou vaporizador a vapor pode soltar o muco. É melhor usar água e ter certeza de que os filtros estão limpos e sem mofo.
Irrigue seus seios. Outra abordagem menos conhecida para aliviar as passagens sinusais obstruídas é usar a irrigação sinusal. A Mayo Clinic sugere uma solução salina de ¼ colher de chá. sal a 2 xícaras de água à temperatura do corpo. Usando uma seringa de bulbo, esprema a solução em cada narina e deixe-a sair pelas narinas. Isso acalma as passagens irritadas e pode ajudar a diluir e remover a fleuma. Se você tiver problemas recorrentes, pode valer a pena investir em um dispositivo como um Waterpik ou Interplak com um acessório de irrigação nasal. A ação pulsante foi mostrada para rejuvenescer passagens nasais danificadas e cavidades sinusais. Se o seu local de trabalho estiver particularmente seco, use um frasco pequeno de solução salina, disponível em farmácias (consulte Recursos).
Advertências
Aplique o nariz com cuidado. Algo tão simples como assoar o nariz com força pode, na verdade, levar o muco para dentro das cavidades sinusais. O resultado pode ser um aumento no número e duração das infecções sinusais.
Coisas necessárias
Solução salina
Seringa bulbo
Umidificador ou vaporizador
Waterpik com irrigador nasal (opcional)