A fleuma é muco espesso, pegajoso e fibroso que vem dos pulmões. Existem inúmeras doenças que podem causar a produção de fleuma. Indivíduos diagnosticados com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma ou bronquite terão catarro extra em seus pulmões. É importante eliminar a fleuma de seus pulmões, pois se ela permanecer ou se acumular, suas vias aéreas podem ficar entupidas, causando falta de ar. A fleuma também pode ficar infectada. Ao empregar o método de tosse controlada, você pode efetivamente livrar seus pulmões de catarro.
Pegue uma cadeira confortável, sente-se com as costas retas e incline a cabeça levemente para a frente. Coloque as mãos no colo e respire normalmente por cerca de 30 segundos.
Lentamente, incline a cabeça para trás e respire lenta e profundamente pelo nariz. Prenda a respiração por quatro segundos enquanto a cabeça ainda está levemente inclinada para trás.
Incline-se para a frente e tussa uma vez para soltar o catarro. Tossir uma segunda vez para levar o catarro até sua garganta. Faça tosses curtas e pequenas e evite grandes rajadas de ar. Tente o seu melhor para não inalar entre a primeira e segunda tosse. Se precisar, inspire muito devagar e não muito profundamente.
Espere cerca de três segundos. Respire suavemente. Não respire fundo, pois isso pode fazer com que a fleuma seja empurrada de volta para suas vias aéreas e pulmões, fazendo com que você tussa novamente.
Relaxe por alguns segundos. Repita os passos de 1 a 4 três vezes, ou até que suas vias aéreas tenham sido limpas de catarro.