O fígado humano atua como uma espécie de sistema de triagem para o corpo, processando toxinas de alimentos, álcool e outras substâncias que consumimos ou absorvemos. Um fígado adulto rivaliza com uma bola de futebol em tamanho; na maioria das circunstâncias, você não vai sentir através ou abaixo da caixa torácica. A hepatomegalia, o termo médico para um fígado aumentado, é um sinal subjacente de doença hepática, como hepatite, bem como uma série de outras condições médicas, incluindo mononucleose e algumas formas de câncer. Preste atenção aos sinais de um fígado aumentado; se necessário, o seu médico pode diagnosticar o aumento do fígado através de exame físico, histórico médico e tecnologias de imagem.
Conheça os sintomas associados a um aumento do fígado - sintomas comuns incluem dor abdominal e sensibilidade. Procure por pele amarelada ou brancos dos olhos: uma condição chamada icterícia que geralmente aponta para doença hepática e pode ocorrer em conjunto com o aumento do fígado.
Avalie seus hábitos de banheiro e apetite para determinar se você pode mostrar sinais de doença hepática, uma série de condições médicas caracterizadas por um fígado inchado. Fique atento para urina muito escura, sangue nas fezes, pouco ou nenhum apetite e náusea, todos os indicadores possíveis.
Faça um auto-exame para determinar se o seu fígado é maior do que deveria ser . Na maioria dos casos, um fígado normal não se estende além do fundo da caixa torácica, a menos que você respire fundo, de acordo com o National Institutes of Health. Palpitar (pressione suavemente) a área abaixo das costelas; Se você pode sentir o órgão com os dedos, você provavelmente tem um fígado inchado.
Levar em consideração quaisquer comportamentos que podem aumentar o risco de desenvolver doença hepática. De acordo com a American Liver Foundation, as mulheres devem limitar a ingestão de bebidas alcoólicas a uma por dia para reduzir o risco de doença hepática. A maioria dos homens pode consumir com segurança duas bebidas por dia para manter a saúde do fígado. Evite drogas injetáveis recreativas e sexo inseguro, o que também pode aumentar o risco de contrair hepatite. Se você se enquadra em algum desses grupos de risco e experimenta outros sintomas compatíveis com a doença do fígado, pode estar sofrendo de um aumento do fígado.
Agende um exame físico com seu médico para que ela possa determinar se você tem um fígado aumentado. Ela o examinará visualmente, levará em conta quaisquer fatores de risco de seu estilo de vida e poderá solicitar exames de imagem, como radiografias e ultrassonografia, para determinar o tamanho do fígado. A tecnologia de diagnóstico também pode revelar crescimentos que indicam câncer de fígado ou outras doenças.
Dê amostras de sangue para medir a função hepática. Um fígado aumentado devido a uma condição médica subjacente pode comprometer a função hepática adequada. O seu médico também pode exigir amostras de tecido para determinar a causa de um aumento do fígado.
Coisas necessárias
Exames de imagem
Exames de sangue