O coração, um músculo do tamanho de um punho no peito, bombeia o sangue pelo corpo para fornecer oxigênio e outros nutrientes. O bloqueio cardíaco do lado direito indica a oclusão da artéria coronária direita, a artéria que mantém um suprimento de sangue da aorta ao fundo do ventrículo esquerdo, bem como 90% do ventrículo direito. Quando esta artéria é bloqueada, o fluxo sanguíneo para estas secções do coração é reduzido e o músculo cardíaco não recebe o seu sangue ou oxigénio necessário.
Sintomas
Os sintomas mais comuns do bloqueio cardíaco do lado direito incluem angina (dor no peito, pressão ou aperto), dor abdominal, dor no braço, falta de ar ou fadiga extrema. Uma vez que a artéria coronária direita esteja completamente bloqueada, um ataque cardíaco pode ocorrer. As indicações de um ataque cardíaco são semelhantes aos sintomas de um bloqueio da artéria coronária direita, mas mais intensos.
Fatores de Risco
Um número de fatores de risco contribuem para o bloqueio do lado direito do coração, incluindo obesidade, tabagismo, hipertensão (pressão arterial alta), níveis elevados de colesterol no sangue, diabetes, inatividade física e alta incidência de estresse. O envelhecimento normal também aumenta o risco de bloqueio da artéria coronária. Homens com esses fatores de risco são tipicamente mais predispostos a desenvolver bloqueios cardíacos. A incidência de doença arterial coronariana em mulheres aumenta após a menopausa. Se você tiver algum dos fatores de risco mencionados acima, discuta os cursos de ação preventiva com seu médico.
Quando ver seu médico
Se você suspeitar que está tendo um ataque cardíaco, ligue para 911 ou seu serviço de emergência local. provedor imediatamente. Se os serviços de emergência não estiverem disponíveis, peça para alguém transportá-lo para o hospital mais próximo imediatamente.
Converse com seu médico se tiver algum dos fatores de risco mencionados anteriormente para doença arterial coronariana. Seu médico pode querer solicitar exames para essa condição, especialmente se sintomas de alerta de artérias estreitas estiverem presentes. O tratamento agressivo desses fatores de risco será recomendado mesmo que você ainda não seja sintomático. Diagnóstico e tratamento precoces retardam ou impedem a progressão da doença e podem prevenir a ocorrência de um ataque cardíaco.
Prevenção
O compromisso com um estilo de vida saudável promove a saúde das artérias e previne a progressão do lado direito bloqueio cardíaco e saúde cardiovascular em geral. Aumentar a sua quantidade de exercício físico, comer alimentos saudáveis, manter um peso saudável, reduzir e gerenciar o estresse e parar de fumar. Procure tratamento se sofrer de diabetes, colesterol alto ou hipertensão. Limite a quantidade de álcool que você consome a não mais do que um drinque por dia para mulheres e não mais do que dois drinques por dia para homens.
Vários medicamentos são utilizados para tratar obstruções cardíacas do lado direito, incluindo aspirina ou um analgésico prescrito, medicamentos modificadores de colesterol, beta-bloqueadores para diminuir a frequência cardíaca e diminuir a pressão sanguínea, e a nitroglicerina para controlar a dor no peito. Caso um tratamento mais agressivo seja considerado necessário, cateterismo cardíaco, angioplastia com balão e procedimentos de aterectomia são comuns. Durante um procedimento de cateterismo cardíaco, um pequeno cateter é inserido em uma bainha e direcionado para o coração, para que o cirurgião possa determinar a melhor maneira de proceder. A angioplastia com balão é então realizada para aumentar as artérias e aumentar o fluxo sanguíneo. Uma aterectomia consiste em inserir um cateter de moagem para quebrar os bloqueios em pequenos pedaços que são varridos em sua corrente sanguínea. O bypass coronário é um procedimento mais invasivo realizado para direcionar o fluxo sanguíneo ao redor das artérias coronárias bloqueadas ou estreitas.