A pressão arterial diastólica é a pressão nas artérias quando o coração relaxa entre as batidas. É o número inferior de uma leitura da pressão arterial. Pode haver motivo para preocupação se a pressão arterial diastólica se elevar acima de 100 mmHg, pois a pressão arterial diastólica alta aumenta o risco individual de ataque cardíaco e derrame. Felizmente, ao fazer algumas mudanças simples no estilo de vida, muitas vezes você pode reduzir o risco de pressão alta ou baixar a pressão arterial diastólica, que já é alta, sem depender do uso de medicamentos. Como reduzir a pressão diastólica |
Conheça seus fatores de risco. Idade, fumar, beber álcool em excesso, consumir muita cafeína, excesso de peso, estresse e histórico familiar de pressão alta são fatores comuns que podem aumentar o risco de pressão alta. Muitas pessoas desenvolvem pressão alta em algum momento à medida que envelhecem. Embora a hereditariedade possa ter um papel, as pessoas obesas são candidatas à hipertensão arterial. O estresse pode não ser, na verdade, a causa da pressão alta, mas estar sob tensão constante pode impedir que a pressão arterial retorne aos níveis normais.
A pressão arterial deve ser verificada com frequência se ela tender a funcionar. Alto. Indivíduos com pressão alta geralmente não apresentam sintomas. Uma pressão arterial diastólica menor que 80 é considerada ideal. Os profissionais de saúde consideram uma pressão entre 81 e 90 como sendo limítrofe. A leitura da pressão arterial diastólica superior a 90 é considerada alta.
Comer uma dieta bem equilibrada, que inclui muitas frutas e vegetais frescos, juntamente com outros alimentos ricos em cálcio, potássio e vitamina C Um estudo publicado no Nutrition Journal descobriu que altos níveis de ácido ascórbico podem ajudar a reduzir a pressão arterial diastólica. Incluindo alimentos lácteos com baixo teor de gordura e grãos integrais em sua dieta ajuda a manter essa pressão arterial lendo também.
Reduzir sua ingestão total de sódio e evitar alimentos ricos em gorduras saturadas e colesterol. Comer alimentos com muito sal adiciona mais líquido ao sangue, fazendo com que a pressão sanguínea aumente. De acordo com as Diretrizes Dietéticas para Americanos de 2005, a maioria dos americanos tende a ingerir muitos alimentos salgados. Quanto mais sódio uma pessoa consome, maior será a pressão arterial. Não guarde sal na mesa. Use menos sal na culinária reduzindo a quantidade em um terço e depois pela metade.
Faça bastante exercício. Você se beneficia tanto pela perda de peso quanto pela redução da pressão arterial. A atividade física torna seu coração mais forte também. Como resultado, pode bombear mais sangue por todo o corpo com menos esforço. Isso coloca menos força contra as paredes das artérias, diminuindo a pressão arterial. Em muitos casos, se os indivíduos se exercitam regularmente, eles não precisam de medicação para baixar a pressão arterial. Pelo menos 30 minutos de atividade aeróbica na maioria dos dias é bom para o seu corpo e sua pressão arterial.
Perca peso. Se você pesa mais de 30% do seu peso ideal, é hora de perder alguns quilos. Pessoas com sobrepeso têm mais volume de sangue em seus corpos, então o coração deve trabalhar mais para bombear o sangue. A Associação Americana de Pacientes Renais adverte que o excesso de peso coloca uma pessoa em maior risco de doença renal, o que interfere na capacidade do organismo de regular sódio e fluidos. Mas para cada quilo que você perder, sua pressão arterial diastólica cairá um ponto.