Venenos de desenvolvimento rápido
Algumas intoxicações alimentares se desenvolve rapidamente, às vezes imediatamente após a digestão. Staphylococcus aureus é uma forma de intoxicação alimentar que é contraída através de carne, frutos do mar, saladas, sanduíches e alimentos com alto teor de sal. As bactérias entram pelo nariz e garganta e às vezes pela pele e feridas superficiais. O envenenamento pode ocorrer dentro de quatro a seis horas após esses alimentos terem sido digeridos. Os sintomas podem incluir náuseas, vômitos e diarréia.
Clostridium botulinum é uma bactéria que produz um esporo que existe em pouco oxigênio e produz uma toxina sensível ao calor. Pode ser encontrado em solos, plantas, sedimentos marinhos e peixes. As bactérias podem ser ingeridas através de alimentos enlatados em casa e podem levar à visão embaçada, desconforto respiratório e possivelmente morte.
Venenos de Desenvolvimento Lento -
Outras formas de intoxicação alimentar podem levar até 12 a 24 horas para A Salmonella é um dos tipos mais conhecidos de intoxicação alimentar e geralmente infecta os intestinos. Salmonella pode ser contraída através de alimentos ricos em proteínas que não são cozidos ou mal cozidos. Estes incluem carne, aves, peixe e ovos. A salmonela também pode ser ingerida a partir de alimentos contaminados por carne ou aves crus. Os sintomas podem incluir diarréia, náusea, calafrios, vômitos e febre.
O Vibrio parahaemolyticus é geralmente encontrado em crustáceos e peixes crus e cozidos. Os sintomas desta bactéria incluem diarréia, cólicas, vômitos, dor de cabeça e febre. Clostridium perfringens é uma bactéria que é formada em esporos resistentes ao calor e é encontrada no pó, no solo e nos tratos gastrointestinais de animais e humanos. O culpado mais provável da digestão é através de carnes e aves, molhos e molhos. Os sintomas incluem cólicas e diarréia.