A ciprofloxacina é um antibiótico prescrito para tratar várias infecções, incluindo infecções do trato urinário e alguns casos de sinusite aguda (inflamação dos seios da face). A droga é vendida sob várias marcas diferentes, mas é mais conhecida pelo nome Cipro. Independentemente do nome da marca, a ciprofloxacina nunca deve ser tomada em combinação com leite ou outros produtos lácteos, que podem interagir com a droga para torná-la menos eficaz.
O que é Ciprofloxacina?
A ciprofloxacina é um antibiótico de amplo espectro (o que significa que pode matar ou inibir uma ampla gama de bactérias diferentes). É um de uma classe de drogas chamadas quinolonas que atacam as bactérias, ligando-se a enzimas chamadas topoisomerases. As topoisomerases liberam e desenrolam o DNA durante a replicação (quando uma célula está copiando seu DNA antes da divisão). Ao ligar-se às topoisomerases bacterianas, a ciprofloxacina pára a replicação do DNA e mata a bactéria.
Biodisponibilidade da Ciprofloxacina
A biodisponibilidade é uma medida da porcentagem de um medicamento administrado a um paciente que realmente atinge a circulação geral na corrente sanguínea. Se um medicamento é administrado via IV, tem uma biodisponibilidade de 100 por cento. Se for administrado por via oral ou por outra via, no entanto, algumas das moléculas do fármaco podem não ser absorvidas através do revestimento intestinal, enquanto outras moléculas do fármaco podem ser metabolizadas e degradadas pelo fígado, pelo que apenas uma fracção das moléculas do fármaco atingirá o estado sistémico. circulação. Essa fração é definida como a biodisponibilidade. De acordo com o fabricante, a Bayer AG, a biodisponibilidade absoluta do Cipro é de 70%.
Ciprofloxacina e Leite
A Bayer adverte pacientes que a ciprofloxacina não deve ser tomada junto com o leite. Em um estudo publicado na revista Clinical Pharmacological Therapy, em 1991, os pesquisadores deram aos pacientes ciprofloxacina juntamente com leite ou iogurte para ver como a combinação alterou a eficácia da droga. Os pesquisadores concluíram que os laticínios reduzem a biodisponibilidade da ciprofloxacina (a fração que atinge a circulação geral) em 30 a 36 por cento e o pico de concentração em 36 por cento. Beber leite ou comer produtos lácteos enquanto estiver a tomar ciprofloxacina reduz drasticamente a quantidade do fármaco que irá realmente atingir a corrente sanguínea - o local onde deve ser.
Resistência à Ciprofloxacina
Tal como acontece com outros antibióticos como a penicilina, as bactérias podem desenvolver resistência à ciprofloxacina. Tratar uma infecção com concentrações baixas ou insuficientes de um antibiótico pode aumentar a chance de a bactéria desenvolver resistência; se a concentração não for alta o suficiente para evitar que os mutantes menos suscetíveis ao antibiótico sobrevivam e se dividam, esses mutantes transmitirão os genes que os tornam menos suscetíveis e a população de bactérias poderá se tornar mais resistente ao longo do tempo. Tomar ciprofloxacina juntamente com leite ou produtos lácteos reduz o pico de concentração da droga na corrente sanguínea e, assim, aumenta as chances de que a bactéria se torne resistente.
Por que o leite reduz a biodisponibilidade da ciprofloxacina?
Acredita que o cálcio no leite interage com a molécula de ciprofloxacina e se liga a ela de uma maneira que impede que seja absorvida; consequentemente, também é recomendável que você se abstenha de beber suco de laranja fortificado com cálcio enquanto estiver tomando ciprofloxacina também. De acordo com um estudo publicado no Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis em 2010, a caseína (uma proteína encontrada no leite) também pode se ligar à ciprofloxacina e torná-la menos eficaz.