Os nós de fibromialgia são nós duros e semelhantes a nós que se desenvolvem nos músculos em pacientes com fibromialgia. Eles podem ocorrer apenas nos braços, apenas nas coxas ou em todo o corpo. Embora as opções de tratamento estejam disponíveis para os nós de fibromialgia, não há cura para a fibromialgia, e a condição pode ser dolorosa, crônica e de longa duração. Alívio, no entanto, está disponível.
Antecedentes
A fibromialgia ocorre em 3 a 5 por cento da população. A maioria dos pacientes diagnosticados com fibromialgia são mulheres, mas a síndrome também ocorre em homens e crianças. Quase 25 por cento das pessoas com fibromialgia são deficientes de trabalho. Dor global em todos os músculos do corpo é o sintoma maior e mais comum, e nós de fibromialgia que se desenvolvem nos músculos agravam ainda mais a condição. Outros sintomas incluem fadiga, síndrome do cólon irritável, dores de cabeça, perda de memória, problemas de concentração e aumento da sensibilidade ao ruído, luz, odores, alimentos e medicamentos.
Identificação
Nós de fibromialgia, às vezes chamados de fibro-nós, podem ser sentido como nódulos duros no músculo. Eles geralmente são doloridos, e quando a pressão é exercida no nó, a dor pode irradiar para os músculos circundantes. A maioria dos pacientes os coloca em seus braços, pernas e joelhos, embora possam aparecer em qualquer lugar. Eles também podem aparecer em grupos, ou apenas como um nó único.
Causas
Fibromyalgia nós às vezes são o resultado de um acúmulo de ácido láctico no músculo. Outra causa pode ser uma resposta de cura disfuncional encontrada em pacientes com fibromialgia: o fibroblasto, a principal célula do tecido conjuntivo intramuscular, secreta citocinas pró-inflamatórias, causando inflamação dolorosa. A Oregon Health and Science University encontrou disfunção do tecido conjuntivo intramuscular na fibromialgia. Esta inflamação da fáscia leva à sensibilização global, ou dor.
Prevenção
Embora não tenha havido cura comprovada, várias etapas podem impedir a formação de nós de fibromialgia. Beber muita água elimina as toxinas que agravam os sintomas da fibromialgia. Um suplemento de fibra que não é viciante também pode ajudar a eliminar a matéria interna tóxica. Exercícios suaves, como yoga, ajudam a manter o sistema linfático em movimento. Isso evita a dor em geral, o que, por sua vez, ajuda a prevenir a resposta imune disfuncional. Massagem suave e calor podem ajudar a acalmar e liberar os nós de fibromialgia. Massoterapia também libera os nós. Relaxantes musculares, como o Soma e o Zanaflex, às vezes podem ajudar. Lyrica é um medicamento para a dor desenvolvido especificamente para a fibromialgia, que pode ajudar a aliviar o desconforto, embora não consiga consertar os nós. A serratiopeptidase, um remédio vendido sem receita médica, é uma enzima que digere as proteínas que causam dor e inflamação. Tem sido eficaz no tratamento de pacientes com fibromialgia que são sensíveis à medicação.