casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que é considerado um fator reumatóide alto?

O Arthritis Foundation define artrite reumatoide (AR) como uma doença crônica na qual a inflamação das articulações (e às vezes outras partes do corpo) leva a danos a longo prazo que podem resultar em dor crônica, perda de função e incapacidade.

A causa da artrite reumatóide

Apesar dos anos de pesquisa, a causa da AR é desconhecida em 2009. A pesquisa do Instituto Nacional de Artrite e Doenças Musculosqueléticas e da Pele tem identificaram uma variação genética que aumenta o risco de AR, mas os pesquisadores não conseguiram identificar genes específicos que causam a doença.

Fatores Reumatóides

Os fatores reumatóides são autoanticorpos. Autoanticorpos são proteínas no sangue criadas pelo sistema imunológico do corpo. Estas proteínas podem atacar o tecido saudável e causar inflamação.

O teste do fator reumatóide

A quantidade de fatores reumatóides no corpo é mensurável através de um exame de sangue chamado teste do fator reumatóide. Esse teste, juntamente com outras observações, ajuda os médicos a fazer um diagnóstico de AR.

Precisão do teste

O teste pode gerar resultados falso-positivos e falso-negativos. O fator reumatóide pode estar presente se você tiver lúpus, mononucleose, doença hepática ou outras condições. A Mayo Clinic relata que o fator reumatóide também pode ser detectado em pessoas saudáveis, enquanto pessoas com artrite reumatóide podem ter níveis normais de fator reumatóide.

Como os resultados são relatados

Quanto mais tempo uma pessoa tem RA, mais muitas vezes o fator reumatóide será mensurável. Os laboratórios relatam resultados do teste usando títulos ou unidades. Um título mede os níveis de diluição da amostra de sangue; uma unidade mede quanta luz é bloqueada pela amostra de sangue. Geralmente, um fator reumatoide maior que 23 unidades ou um título maior que 1:80 indica a presença de artrite reumatóide.