casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Dano e Reparo do Nervo Olfatório

O nervo olfativo é responsável pelo olfato e pela capacidade de detectar os sabores de alimentos e bebidas que você consome. Danos ao nervo olfativo podem ser debilitantes e a condição afeta muitas pessoas em todo o mundo.

Quantas pessoas têm disfunção olfativa?

Aproximadamente 1% das pessoas com menos de 65 anos tem disfunção olfativa e mais de 50 por cento das pessoas com mais de 65 anos. O grau de disfunção e danos varia muito de pessoa para pessoa.

Quais são os efeitos do dano do nervo olfativo?

Os danos ao nervo olfativo podem roubar uma pessoa da maioria ou de todos os seus sentidos do olfato e "Isso pode afetar negativamente o desejo de comer, bem como diminuir a capacidade da pessoa de detectar riscos ambientais, como fumaça de um incêndio ou comida estragada.

O que causa dano do nervo olfativo?

A maioria dos casos de dano grave para o nervo olfatório são causados ​​por uma infecção anterior do trato respiratório superior, traumatismo craniano ou doença do nariz e seios paranasais. Outros casos são secundários a alergias, pólipos e tumores que crescem no nervo ou perto dele, ou inflamação do tecido nervoso.

Tratamentos Medicinais

O gerenciamento de alergias pode aliviar os sintomas de disfunção olfativa que são secundários a alergias. . Um breve curso de esteróides pode reduzir os sintomas de disfunção causada pela inflamação dos tecidos nervosos. Reparação cirúrgica e células estaminais O reparo cirúrgico pode ajudar a restaurar a funcionalidade do tecido nervoso obstruído por pólipos ou tumores, mas geralmente não pode ajuda em casos que envolvem um nervo cortado. Tratamentos com células-tronco mostraram-se promissores no crescimento de novos tecidos nervosos olfatórios.