Sintomas Como existe uma longa lista de possíveis causas para o afinamento de vasos, diferentes partes do corpo podem ser afetado. MayoClinic.com lista vários dos sintomas mais comuns como febre, fadiga, perda de peso, dores musculares ou articulares, perda de apetite e fraqueza nervosa ou dormência. Esses sintomas também podem estar associados a outras condições, portanto, caso algum deles ocorra, consulte um médico.
causas: Pressão sangüínea
A pressão sangüínea é a medida da força com a qual o sangue flui pelo corpo e empurra contra as paredes das veias. Os barorreceptores em seu corpo monitoram a pressão arterial constantemente e a modificam à medida que você se movimenta para manter uma pressão arterial razoavelmente constante. À medida que as pessoas envelhecem, muitos dos tecidos do corpo mudam e o afinamento das veias está entre essas mudanças. Além disso, estes barorreceptores tendem a diminuir a sensibilidade com o envelhecimento.
Os tecidos do coração também enfraquecem com a idade e pode significar que o coração tem que trabalhar mais ou as artérias engrossar e retardar o fluxo sanguíneo. Outros problemas que afetam a saúde do coração incluem infecções, doenças, esforço físico extremo, estresse emocional, lesões e certos medicamentos. Outra causa possível de vasculite pode ser uma reação alérgica a um medicamento. Qualquer uma dessas condições pode contribuir para o afinamento dos vasos sangüíneos.
Diagnóstico
Como as causas da diluição dos vasos sanguíneos são tão diversas, um diagnóstico claro é essencial. Para determinar o tratamento mais eficaz para os sintomas resultantes do enfraquecimento das veias, o seu médico provavelmente necessitará de alguns testes. Estes podem incluir exames de sangue e urina, raios X do coração e do sistema circulatório e, se necessário, um angiograma que mostre o estado das artérias e veias. O seu médico irá verificar várias causas dos seus sintomas para prescrever um regime de tratamento eficaz.
Tratamento e Medicação
Como o enfraquecimento das veias resulta de tantas causas diferentes, os tratamentos são concebidos para visar especificamente e contrariar este enfraquecimento os vasos sanguíneos. Um dos tratamentos mais comuns é o uso de esteróides para controlar a inflamação. Para muitos tipos de vasculite, o médico prescreverá uma droga corticosteróide, como a prednisona ou a metilprednisolona, para controlar a inflamação. Para pacientes que não respondem bem aos esteróides, outra opção é o tratamento com drogas citotóxicas que matam as células do sistema imunológico responsáveis por causar inflamação. Estes podem incluir azatioprina e ciclofosfamida