casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Qual é a diferença entre Influenza A &B?

Influenza foi diagnosticada pela primeira vez em 1930 e desde então tem sido classificada em três tipos: A, B e C. Influenza C nunca causou uma epidemia importante, mas A e B cada ter. Também conhecida como gripe, a gripe é um vírus altamente contagioso que pode ter complicações graves. As duas vertentes têm mecanismos biológicos diferentes, mas são muito semelhantes, especialmente nos sintomas.

Transmissão

Você pega a gripe A ou B quando respira o vírus da tosse ou espirro de outra pessoa, ou quando toca uma superfície com o vírus (como um telefone ou uma torneira) e depois o nariz, a boca ou os olhos. O risco de infecção por influenza A e influenza B é maior em áreas públicas lotadas e alojamentos.

A gripe A tem maior probabilidade de aparecer entre o início do inverno e o início da primavera em áreas que têm estações distintas. Influenza B pode aparecer em qualquer época do ano. Ambos os tipos começam a mostrar sintomas dentro de uma semana após a exposição ao vírus.

Sintomas

Os sintomas da influenza A e B são os mesmos: febre; fadiga; dores no corpo e nos músculos; nausea e vomito; dor de cabeça; arrepios; tontura; e dor de garganta. Assim como os sintomas iniciais parecem melhorar, problemas respiratórios (dificuldade para respirar, tosse, coriza) começam a aparecer.

Diagnóstico

Um médico faz um exame físico para avaliar seus sinais e sintomas. Um teste de detecção de antígeno, feito com um cotonete na garganta e no nariz, é a forma mais comum de diagnosticar a influenza A e B. As contagens sanguíneas e culturas, assim como culturas de escarro, às vezes são completadas. Se seus sintomas respiratórios são graves, você pode fazer uma radiografia de tórax.

Gravidade

Os sintomas da influenza A geralmente são mais graves do que os da influenza B. As epidemias mais graves da história foram de influenza A; no entanto, sintomas graves são possíveis com ambos os vírus.

Complicações

A complicação mais comum é a pneumonia bacteriana, uma condição potencialmente fatal que causa dificuldade e respiração dolorosa, bem como febre alta. Encefalite, uma infecção do cérebro, pode ocorrer como resultado da gripe A ou B. Em crianças, outra possível complicação grave da gripe A ou B é a síndrome de Reye, que afeta os nervos e tem sido associada ao uso de aspirina durante um surto de gripe . A síndrome de Reye causa náusea e vômito. Também pode levar a confusão e delírio.