Os eosinófilos são um tipo de glóbulo branco que desempenham um papel fundamental no sistema imunológico do corpo. Eles são responsáveis por combater as invasões de outros organismos, como parasitas e vírus. Eosinófilos são feitos na medula óssea do corpo e circulam pelo corpo através do sangue. Durante um exame de sangue, os profissionais de saúde verificam se há níveis de eosinófilos. Altos níveis são um sinal de alerta de que o sistema imunológico do corpo é bastante ativo. Níveis baixos de eosinófilos são preferidos, de acordo com a Net Wellness.
Controle bem-sucedido de alergias
Os distúrbios alérgicos ou atópicos fazem com que os eosinófilos aumentem em todo o corpo. Por exemplo, quando alguém é afetado pela febre do feno, há aumento dos níveis de eosinófilos nas passagens nasais, observa CincinnatiChildrens.org. Quando a condição alérgica de uma pessoa é bem controlada, esses níveis de glóbulos brancos são baixos. Over-the-counter ou anti-histamínicos prescritos podem controlar a reação do corpo aos alérgenos, sinalizando assim ao organismo que a produção de eosinófilos na medula óssea não é necessária, de acordo com CincinnatiChildrens.org.> Quando um paciente sofre um ataque de asma, os eosinófilos não são adequadamente liberados e se acumulam nos pulmões. Eles liberam toxinas para combater intrusos, mas inflamam os tecidos dos pulmões. A medicação com esteróides geralmente é bem-sucedida na eliminação desse processo, portanto, quando a asma do paciente está sendo administrada adequadamente por meio de inalador de resgate e outros medicamentos, a contagem de eosinófilos é baixa, observa a Global Net. O controle da asma do paciente também pode eliminar danos a longo prazo nos pulmões devido a uma superabundância de toxinas eosinofílicas.
Ausência de afecções
Como os baixos níveis de eosinófilos significam que o corpo provavelmente não se envolverá em brigas Além de doenças, um exame de sangue pode ajudar a descartar várias condições, incluindo certas reações a medicamentos, distúrbios imunológicos, distúrbios sangüíneos, problemas endócrinos, infestações por parasitas e doenças infecciosas, de acordo com a Merck. Quando altas concentrações de eosinófilos são descobertas no tecido, tais como as passagens nasais, podem dar aos trabalhadores de cuidados com a saúde uma pista sobre o que poderia estar errado. Quando os níveis de eosinófilos são elevados, dá aos profissionais de saúde mais pistas sobre o que pode estar causando níveis variados.