A doença cerebral da substância branca resulta na degeneração da substância branca, que cria uma grande porção do cérebro. A principal forma de doença cerebral da substância branca é a esclerose múltipla, que resulta na destruição da bainha de mielina. Na esclerose múltipla, há formação ou manutenção defeituosa da mielina devido à disfunção dos oligodendrócitos, um tipo de célula glial. Outros tipos de doenças cerebrais da substância branca incluem leucoencefalopatia multifocal progressiva, encefalite pós-infecciosa e encefalite por HIV. As doenças cerebrais da substância branca têm uma variedade de sintomas diferentes que podem prejudicar as funções visuais, motoras, sensoriais e cognitivas.
White Matter
A substância branca está localizada nas regiões central e subcortical do hemisfério cerebral e cerebelar de o cérebro. A matéria branca representa 60% do volume total do cérebro e pode ser identificada em uma varredura de sua cor branca, em comparação com a massa cinzenta. Não existe um suprimento de sangue tão grande na substância branca quanto na substância cinzenta e, portanto, é mais suscetível à isquemia. A matéria branca contém os principais tratos comissurais, as fibras de associação cortical e todas as fibras aferentes e eferentes corticais.
Problemas visuais
Uma variedade de problemas visuais diferentes pode surgir de doenças cerebrais da substância branca. Exemplos incluem visão turva, visão dupla e respostas anormais da pupila. Além disso, os pacientes também podem ter problemas para controlar seus movimentos oculares, como a falta de coordenação ou movimentos bruscos dos olhos.
Problemas motores da doença branca Os pacientes com doença cerebral também podem ter dificuldade com respostas motoras e movimento. . Tipos de problemas motores incluem fraqueza muscular e perda de peso, paralisia - leve, parcial ou total, rigidez, contrações musculares e outros movimentos involuntários, movimentos involuntários das pernas, perda de coordenação, restrição do movimento dos membros, movimento lento dos membros, arrastamento de Os membros e problemas com a postura.
Problemas sensoriais
Problemas sensoriais também podem ocorrer quando há danos à substância branca. Estes incluem dormência, sensações estranhas como formigamento ou vibrações, perda de sensibilidade, sentir dor sem causa e perder a consciência da localização do membro.
Problemas cognitivos
Finalmente, a doença cerebral da substância branca pode interferir na cognição. funções. Exemplos de problemas cognitivos como resultado da doença cerebral da substância branca são problemas de memória a curto e longo prazo, lembrança lenta, comprometimento da fala, depressão, alterações de humor, ansiedade e outros transtornos do humor. Outros problemas cognitivos incluem distúrbios do sono, fadiga e deficiências na compreensão e produção da fala.