A cera é produzida no canal externo da orelha. Esta área da orelha é revestida com glândulas que fazem cerume ou cera de ouvido. O canal externo está localizado entre a entrada externa do ouvido e do ouvido médio.
A cera do ouvido, depois de produzida, migra lentamente através do canal auditivo, chegando, eventualmente, perto da abertura da orelha. Então, ou cai fora ou sai quando você lava, geralmente durante um xampu.
Cera útil
O canal auditivo externo produz cera de ouvido por várias razões. Um dos motivos é proteger o tímpano, que é altamente sensível. Quando sujeira ou poeira entra em seus ouvidos, ela fica presa na cera do ouvido. Se atingisse o tímpano, poderia arranhá-lo ou danificá-lo. Além disso, a cera do ouvido hidrata o interior do ouvido, evitando que ele se torne seco e coçando. Cera de ouvido também combate germes. Ele contém produtos químicos de combate a germes que mantêm o ouvido e o tímpano seguros. Assim como a sujeira e poeira, os germes também ficam presos na cera do ouvido.
Mantendo Limpo
Algumas pessoas pensam que você deve remover a cera do ouvido. Embora seja verdade que cera de ouvido pode acumular e bloquear sua orelha, isso é raro. Normalmente, ele sai por si só, como discutido na Seção 1. Ainda assim, se você estiver preocupado, pode limpar a parte externa da orelha com um cotonete, mas não o afaste muito do ouvido. Isso pode empurrar a cera muito para dentro do seu ouvido, onde não fará bem ao seu ouvido. Na verdade, você pode causar sangramento se você cutucar qualquer coisa muito longe em seu ouvido.
Se você sofre de cera do ouvido dura e dolorosa, coloque uma gota de óleo de bebê em cada orelha uma vez por semana. Isso também irá incentivar a cera do ouvido a migrar para fora do ouvido.