O bocejo pode sinalizar falta de oxigênio na corrente sanguínea. O cansaço, pelo qual não se respira profunda ou adequadamente, pode causar bocejos. Mas também pode sinalizar causas fisiológicas mais profundas, como a falta de glóbulos vermelhos, um coração fraco ou problemas de saúde dos pulmões. Se uma pessoa sente fome de ar depois de um pequeno esforço, andando ou levantando uma sacola de compras, uma consulta com um médico é uma boa ideia. Enquanto todos nós ocasionalmente bocejamos ou sentimos a necessidade de inspirar profundamente, o bocejo constante é um sinal claro de que algo no estilo de vida ou regime de saúde precisa melhorar.
Anemia pode ser o culpado
p> As mulheres que bocejam muito, têm ciclos menstruais intensos ou parecem pálidas podem precisar dos seus níveis de ferro controlados. Uma deficiência nos glóbulos vermelhos por causa dos baixos níveis de ferro pode ser facilmente verificada com um simples exame de sangue. Baixos níveis de ferro também podem sinalizar uma glândula tireóide lenta. O hipotireoidismo pode desencadear baixo teor de ferro no sangue, e o baixo nível de ferro pode causar uma tireoide pouco ativa nos casos seguintes. Poucos glóbulos vermelhos significam que o corpo não está transportando oxigênio suficiente para as células. Respirar profundamente é apenas uma correção temporária.
Problemas cardíacos versus ansiedade
Se o coração não consegue bombear sangue suficiente para fornecer oxigênio ao corpo, pode resultar em falta de ar. Indivíduos que experimentam ansiedade ou ataques de pânico podem se sentir tão privados de oxigênio, eles acreditam que estão tendo um ataque cardíaco. Um exame físico que inclua um eletrocardiograma é importante. Além disso, um paciente precisa ser rastreado para problemas renais ou insuficiência cardíaca congestiva. Qualquer um pode sentir fome de ar Se o cérebro, músculos ou outros órgãos do corpo não recebem oxigênio suficiente.
Problemas Pulmonares
A obstrução das vias aéreas no nariz, boca ou pulmões pode causar falta de ar. Seios inchados, amígdalas aumentadas ou inchaço nos tubos brônquicos de alergias podem bloquear a respiração. Mas asma, pulmões doentes ou pneumonia também são causas comuns. A deterioração pulmonar devido ao fumo ou à exposição ao amianto ou mineração de carvão também pode diminuir a capacidade respiratória. Em casos raros, um coágulo de sangue no pulmão pode ser o culpado. Problemas pulmonares sérios podem resultar em problemas cardíacos, uma vez que o coração começará a se atrofiar se o suprimento de oxigênio estiver esgotado.
Problemas no estômago ou substâncias invasivas
Um paciente com hérnia hiatal, por exemplo, pode sentir falta de respiração. A protuberância aumentada no esôfago, enquanto cheia de comida, pode deslocar o coração em algum grau quando ele bate. Isso cria uma sensação estranha e uma sensação de "problemas cardíacos". Além disso, o refluxo ácido pode interferir com a respiração adequada e causar falta de ar temporariamente. Além disso, não é incomum para um paciente com problemas respiratórios ter inalado um objeto estranho, como um pedaço de comida, ou sofrer de inalação de poeira do ambiente.
Quando procurar ajuda
Se a falta de o ar faz com que você desperte de repente do sono ou você deve dormir apoiado para respirar corretamente, procurar ajuda. A apnéia do sono pode ser a causa. Aperto no peito, sensação de aperto na garganta, chiado no peito, aspiração (comida ou líquido inalado nos pulmões), dificuldades prolongadas na respiração ou inchaço dos pés e mãos, todos sinalizam a necessidade de uma avaliação médica imediata.