Observe os resultados do teste de PSA para determinar se o paciente precisa de um ultrassom transretal para encontrar o tamanho usado no cálculo da densidade de PSA. Opte por um TRUS se o teste de PSA retornar resultados de 2,5 ng /ml ou mais. A Universidade da Pensilvânia observa que alguns pesquisadores recomendam uma biópsia ou testes adicionais, enquanto outros continuam testes em níveis de 4,0 ng /ml a 10 ng /ml para o teste de PSA.
ultra-sonografia transretal para encontrar o volume da próstata, medindo o comprimento, largura e altura da próstata. Multiplique esses números e multiplique o resultado por 0,52 para encontrar o volume da próstata.
Divida o número do teste de PSA pelo tamanho da próstata encontrada durante a ultrassonografia transretal para encontrar a densidade da PSA. . Por exemplo, se um paciente tiver um teste de PSA de 6,0 ng /ml e um volume de próstata de 40 ml, divida 6,0 por 40.
6.0 /40 = 0.15.
Avalie os resultados da densidade de PSA para números de 0,15 ou mais, diminuindo a probabilidade de que o teste de PSA elevado tenha vindo de um crescimento benigno, de acordo com Cookson. Considere uma abordagem de “observar e esperar” ou biópsia para uma avaliação mais aprofundada da saúde do paciente.
Coisas Necessárias
Resultados dos testes PSA
Tamanho da próstata ao exame ultrassonográfico transretal