Breve História da Tuberculose
A tuberculose existe há séculos , com evidências desta doença que remonta já em 7000 aC. A tuberculose era comumente referida como "consumo", já que a doença parecia consumir os indivíduos infectados. Alguns outros nomes foram a peste branca, a doença debilitante, a phthisis e a doença de Pott, juntamente com vários outros nomes ao longo dos anos.
Esta doença parece ter ressurgido nos Estados Unidos, com mais de 18.000 pessoas ativas. TB em 1998. Além disso, as cepas de TB evoluíram com o passar dos anos e parecem ser resistentes a alguns dos antibióticos usados para o tratamento, que geralmente podem curar a doença se tomadas de forma apropriada.
Transmissão
Dr. Robert Koch descobriu em 1884 que a bactéria da tuberculose podia se espalhar pelo ar e que o escarro era o principal meio de transportar essa bactéria. A tuberculose geralmente se espalha de pessoa para pessoa quando um paciente tuberculoso ativo tosse, espirra, ri, canta ou fala. Uma pessoa então inala a bactéria que é expelida com força dos pulmões de um paciente com TB ativa. No entanto, a exposição não significa necessariamente que você ficará infectado com tuberculose. Ao contrário da maioria das bactérias, a tuberculose tende a crescer muito lentamente.
Viabilidade de gotas de tuberculose
Principalmente uma doença no ar, a tuberculose pode sobreviver por longos períodos de tempo no ar e em várias áreas de superfície. Verificou-se que 28 por cento da bactéria da tuberculose permanece viva em um quarto depois de nove horas. A tuberculose pode viver até 45 dias em roupas, 70 dias em tapetes, 90 a 120 dias em pó, aproximadamente 105 dias em um livro de papel e aproximadamente seis a oito meses em expectoração. Três coisas ajudam a matar as bactérias da tuberculose: luz ultravioleta, volume de ar em uma sala e recirculação de ar através de um filtro HEPA.
TB latente e TB ativa
TB latente, também conhecida como TB inativa ou A infecção por tuberculose ocorre quando uma pessoa é exposta a um paciente com tuberculose ativo e inala as bactérias, mas a bactéria permanece inativa. A infecção por TB não é contagiosa. No entanto, aproximadamente 10% dos indivíduos com infecção por TB se tornarão mais tarde um paciente com TB ativa. A TB ativa, no entanto, é contagiosa e pode se espalhar para outros indivíduos. Geralmente, isso ocorre através da exposição durante um período prolongado de tempo. A tuberculose ativa também pode se espalhar para outras partes do corpo através da corrente sanguínea.
Sintomas e fatores de risco
Se você foi exposto a um paciente com tuberculose ativa ou uma área que está contaminada, você deve procurar tratamento imediatamente . Os sintomas não aparecem a menos que um paciente tenha TB ativa. Fadiga, tosse com sangue, febre, perda de peso inexplicável, tosse com três ou mais semanas, perda de apetite e dor torácica ou dor com a respiração ou tosse são todos sintomas de tuberculose ativa.
Algumas pessoas estão maior risco de contrair tuberculose. Um sistema imunológico fraco, contato próximo com um paciente com TB ativo e áreas com pouca ventilação aumentam o risco de adoecer com TB. Além disso, etnia, idade, abuso de substâncias, morar em um campo de refugiados ou abrigo, assistência médica, falta de assistência médica e viagens internacionais também aumentam o risco de sofrer tuberculose.
Prevenção
A melhor maneira prevenir a tuberculose é comer de forma saudável, exercitar-se regularmente e descansar bastante. Faça o teste regularmente e, se o teste mostrar resultados positivos, siga as instruções do médico completamente, incluindo o término de toda a medicação. Além disso, se você tem tuberculose ativa, cubra a boca ao tossir, espirrar ou rir. Usar uma máscara durante este tempo é muito útil. Além disso, certifique-se de que sua sala de estar tenha ventilação adequada, fique em casa e durma sozinha em um quarto.