Os fatos
De acordo com Bonetumor.org, "Lesão é um termo genérico para uma anormalidade no osso ". As lesões ósseas podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo variações de crescimento, infecções, lesões ósseas, uso excessivo de ossos, cistos ou tumores. Os médicos geralmente usam o termo "lesão" no início do processo de diagnóstico, pois é uma palavra geral não comprometida que pode se referir a muitos fenômenos ósseos. As lesões ósseas podem ser pequenas ou grandes e podem ser encontradas na superfície do osso ou embutidas no interior.
Concepções errôneas
Muitas lesões ósseas são, na verdade, tumores ósseos. Quando as pessoas ouvem a palavra "tumor", pensam automaticamente em câncer. Mas muitas lesões ósseas ou tumores não são cancerígenas. Os tumores no osso são geralmente benignos ou não-cancerosos. Enquanto eles ainda podem danificar os ossos, esses tumores não são fatais. Um diagnóstico de uma lesão óssea não significa necessariamente um diagnóstico de câncer.
O Instituto Britânico de Radiologia classifica as lesões ósseas em três categorias básicas: maligna (cancerosa), benigna (não-cancerosa) e não neoplásico (cistos ósseos gerais). As classificações malignas e benignas são divididas em tipos de tumores. Entre os tipos mais comuns de lesões ósseas malignas estão osteossarcoma, sarcoma de Ewing, condrossarcoma, fibrossarcoma, histiocitoma fibroso maligno (MFH) e cordoma. Os tipos mais comuns de lesões ósseas benignas são osteoma osteoide, osteoblastoma, osteocondroma, enchondondroma, fibroma crondromixoide e tumor de células gigantes (que pode se tornar maligno).
Diagnóstico
As lesões ósseas geralmente são diagnosticadas pela primeira vez com X- raio. Raios-X podem mostrar o padrão de destruição óssea, o tamanho e a forma da lesão óssea e a localização exata. Uma série de raios X também demonstra a taxa de crescimento, indicando se a lesão óssea é de crescimento lento ou agressiva (crescimento rápido). Além de raios-X, que muitas vezes são apenas o primeiro passo no processo de diagnóstico, os médicos também usam exames de tomografia computadorizada, varreduras ósseas com isótopos, ressonância magnética e PET para avaliar lesões ósseas.
Tratamento
Tratamento de As lesões ósseas dependem do diagnóstico exato. As lesões ósseas malignas são frequentemente tratadas com radiação, quimioterapia ou uma combinação de ambas. Algumas lesões ósseas benignas e não neoplásicas não requerem tratamento algum. Para lesões maiores de todos os tipos, ou para lesões agressivas que estão destruindo ossos, a cirurgia aberta ou laparoscópica é uma opção comum de tratamento.